Divulgação

Composto de três partes (coroa, pinhão e corrente) sabe-se que o kit de transmissão é um dos componentes mais importantes de uma motocicleta, sendo responsável por transferir o movimento do motor para a roda traseira. Para garantir uma pilotagem segura, o item deve estar sempre em dia e ser trocado por completo, já que a substituição isolada pode interferir no funcionamento e na vida útil do conjunto, comprometendo a segurança.

 

Na hora da reposição da peça é fundamental escolher um fornecedor que tenha khow-how e compromisso com a qualidade. Os produtos da VAZ são 100% fabricados no Brasil e a empresa é responsável por todo o processo fabril, com equipamentos de última geração. Os processos adotados e os laboratórios próprios para ensaios, testes e controle de qualidade garantem produtos que seguem todas as normas técnicas, de segurança e com as mesmas durezas e especificações dos itens que saem das montadoras com as motos zero quilômetro.

 

“Além de atender à normatização, todo o cuidado e responsabilidade com a produção se traduz em produtos diferenciados, que oferecem até 30 mil km de durabilidade – o dobro do que é normalmente oferecido pelo mercado – desde que respeitadas as condições de uso e manutenções recomendadas pelo fabricante da motocicleta”, destaca Júlio Cesar Correa, CEO do grupo EBFVAZ.

 

Certificação – Os investimentos contínuos em tecnologia e em matérias-primas de primeira qualidade permitiram que a VAZ se tornasse a primeira produtora nacional apta a produzir o kit de transmissão de acordo com as normas técnicas exigidas na portaria publicada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em 2014. Desde então, todos os produtos da empresa atendem à regulamentação e são comercializados de acordo com os requisitos exigidos.

 

A norma, que prevê a certificação de kits de transmissão de reposição tanto para produtos nacionais como importados, é fundamental para garantir a segurança do consumidor. O selo do Inmetro nos nossos kits mostra o compromisso e o respeito da VAZ com o motociclista”, enfatiza Correa.

 

Um dos processos fundamentais para garantir a qualidade exigida na norma é o tratamento térmico por indução. Antes de receber acabamentos contra oxidação (Powder Coat), as coroas de aço temperado passam por vários processos para garantir o aumento da resistência mecânica e abrasão ao desgaste superficial.

 

Com a frequência e a velocidade da variação da temperatura adequadas e específicas para agir no contorno das coroas e na região dos dentes, é possível manter a geometria original por mais tempo, fazendo com que o aço se torne ainda mais resistente à abrasão. Na VAZ, todas as coroas produzidas são submetidas à indução térmica, abrangendo todos os modelos de motocicletas de baixa cilindrada e de alta performance.

 

Atenção – As coroas de aço temperado, disponíveis em vários números de dentes para alongar ou encurtar a relação final da moto submetida ao tratamento térmico de indução, garantem mais quilômetros rodados e um desgaste uniforme. Os pinhões que compõem os kits de transmissão estão disponíveis com duas opções de acabamento: padrão e com o dispositivo antirruído (noise reduction), para vários modelos.

 

Mantendo o alto padrão do kit oferecido, todas as correntes produzidas são lubrificadas à vácuo, garantindo a estabilidade durante a vida util. Além disso, todos os componentes das correntes (elos, pinos, buchas, rolos e anéis) são produzidos pela empresa, o que garante total controle, sincronia, qualidade e precisão em todas as etapas da produção.

 

Durante a montagem, em linhas exclusivas para cada uma das 20 opções disponíveis, as correntes são avaliadas, lubrificadas e pré-tensionadas para que a elasticidade e resistência alcancem os índices corretos e necessários. Durante a montagem o alinhamento das correntes tem controle milesimal.

 

Vale destacar ainda o uso da tecnologia de corte-fino (fineblanking) na produção das coroas, nos elos das correntes e nos pinhões. Com isso, os itens têm melhor planicidade, bordas exatas e eliminam a necessidade de recorrer a processos secundários ou de ajustes. “Com décadas de atuação neste mercado, o grupo EBFVAZ preza pela qualidade em cada etapa de produção porque além do compromisso de oferecer itens duráveis, se preocupa com a segurança dos usuários de seus produtos”, ressalta o CEO da empresa.