Campeonato é um dos mais importantes do mundo na categoria - Divulgação

Campeonato é um dos mais importantes do mundo na categoria – Divulgação

Equipes prontas, velas içadas e barcos preparados. A flotilha Soto 40 está em Jurerê, Florianópolis (SC) para o Mitsubishi Motors S40 World Championship, que começa neste domingo, dia 12 de abril, com duas regatas previstas. É a 3ª edição do mundial da classe e a primeira vez que o Brasil é sede.

Nos últimos dias, as tripulações apresentaram seus barcos para a vistoria técnica e aproveitaram para conhecer as características da raia de Jurerê. “Esses dias que antecedem o evento são importantes para deixar o barco pronto e a equipe focada. Fizemos os primeiros treinos na raia com o time completo e estamos prontos para o treino oficial”, explica Dag van Appen, capitão do veleiro chileno Itaú.

Sábado, dia 11, será realizado o treino oficial do campeonato, um importante teste para as tripulações saberem se estão prontas para as regatas. “Estávamos na Alemanha, onde é impossível navegar nessa época do ano. Fazer esse aquecimento é muito importante, principalmente em um campeonato em que enfrentaremos equipes extremamente qualificadas”, adianta o medalhista olímpico Jochen Schümann, da equipe alemã EarlyBird.

A partir de domingo, dia 12/4, começarão as regatas oficiais, que continuam até dia 16, quando o barco que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será o vencedor. 

“Hoje pudemos fazer os últimos ajustes no barco e coloca-lo na água. Como todos os barcos são totalmente iguais, um bom trabalho nesses dias pode fazer grande diferença no decorrer do campeonato”, comenta Horacio Pavez, do Mitsubishi Acuario II. 

Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:

11/4 – Registro e vistoria
11/4 – Treino livre e briefing 
12/4 – Primeira e segunda regatas
13/4 – Terceira e quarta regatas
14/4 – Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 – Nona e décima regatas
16/4 – Premiação

Fonte: Mitsubishi