App Trekken analisa o comportamento do motorista em tempo real - Divulgação

App Trekken analisa o comportamento do motorista em tempo real – Divulgação

 

A violência no trânsito no Brasil pode ser traduzida em números: 44 mil mortes e custo de R$ 51 bilhões anuais. Seja você um frotista ou não, acidentes de trânsito causam impacto não só no caixa das empresas, mas para toda a sociedade. Estes números, apesar de serem alarmantes, podem ser facilmente reduzidos a partir de uma simples mudança de comportamento dos motoristas e motociclistas, pois, de acordo com estudos recentes (Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV), mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Entender motivo pelo qual motoristas se expõem ao risco dirigindo de forma agressiva é complexo e geralmente acidentes são resultado de mais de uma causa. Entretanto, especialistas são unânimes, a melhor forma para prevenir acidentes é desenvolver habilidades de condução segura.

 

(Crédito: ONSV)

(Crédito: ONSV)

 

Neste contexto de análise de comportamento de motoristas – conhecido também como telemetria avançada – o aplicativo Trekken vem ganhando o gosto dos frotistas. O aplicativo analisa automaticamente o motorista e não requer nenhum equipamento instalado no veículo. “A chave para prevenção está na mudança de comportamento que o aplicativo promove, pois além de analisar como os motoristas dirigem o Trekken também faz um ranking entre os colaboradores para aumentar o seu engajamento” afirma Breno Morais, diretor do Trekken.

 

A utilização da ferramenta é simples: o frotista tem acesso a um portal web onde todas as informações coletadas pelo aplicativo são transformadas em indicadores simples e intuitivos. Os benefícios do uso do aplicativo para gestão de frotas são diversos, tais como, identificação dos motoristas com perfil de direção perigosa, indicadores para programas de premiação, maior conforto e segurança no transporte de pessoas e cargas, além de ter um histórico detalhado para apuração de causas de acidentes.

 

O Trekken é uma solução versátil que atende de micro a grandes empresas de diversos setores, tais como: transportadoras, delivery, distribuidoras, propagandistas, equipes de venda, telecom, tv à cabo, transporte de pessoas e muitas outras. Além disto, por ser um aplicativo, as empresas podem baixar o aplicativo do Google Play e testar antes de contratar, ou seja, sem nenhum custo para o cliente. Além de atuar diretamente na segurança viária, o Trekken também tem um módulo para envio de ordens de serviço e entregas, aumentando ainda mais o controle das atividades veiculares das empresas.