Thiago Oliveira é um dos quatro postulantes ao título de campeão brasileiro - Divulgação

Thiago Oliveira é um dos quatro postulantes ao título de campeão brasileiro – Divulgação

 

O título de campeão brasileiro de kart será decidido neste sábado (16), depois da disputa da corrida final no Kartódromo Internacional Paladino, em Conde, na Paraíba. Após quatro treinos livres oficiais, tomada de tempos, realização de duas baterias classificatórias e a corrida pré-final, quatro pilotos surgem com grandes chances na categoria Junior. Um deles é o paulista Thiago Lopez Oliveira (Dolly Guaraná/Academia B9/Scudo Automotive/Box100), que vem alcançando resultados bem sólidos nos últimos três dias de práticas.

 

“A briga pelo título vai ser grande. Eu, o Dieguinho (Ramos), o Gianluca (Petecof), e o (Vinicius) Ponce estamos rápidos. Está legal, bem disputado. Nossa expectativa para a final é boa, temos chance, estamos ali na briga”, acredita Thiago Oliveira, que no ano passado conquistou o título de Campeão do Festival Brasileiro Rotax e representou o Brasil no Mundial, em Portugal.

 

O formato das disputas do Brasileiro segue conforme a tomada de tempos, realizada na quinta-feira para definir o grid de largada das duas corridas classificatórias. A soma de pontos dos resultados destas classificatórias definiu o grid de largada da pré-final, realizada na sexta-feira (15) e, finalmente, o resultado da pré-final definiu as posições da largada da Final, que acontecerá no sábado. O vencedor da bateria Final será declarado Campeão Brasileiro.

 

Nos dois últimos treinos livres Thiago Lopes Oliveira ficou entre os dois mais rápidos, mas na tomada de temos para a formação inicial do grid da categoria Junior ele teve problema com um pneu defeituoso e ficou apenas com a oitava marca. A pole-position foi de Gianluca Petecof. Na primeira bateria classificatória Thiago foi prejudicado na largada, pois a sua fila se atrasou. Com isto, terminou em oitavo, na vitória de Petecof. Na segunda bateria classificatória o piloto da RR Racing Team conseguiu se recuperar para receber a bandeirada em terceiro, na vitória de Diego Ramos.

 

A categoria Junior está muito competitiva e Thiago Oliveira quer ser o campeão - Divulgação

A categoria Junior está muito competitiva e Thiago Oliveira quer ser o campeão – Divulgação

 

“Meu kart foi sempre melhorando. Pena que na classificação o pneu dianteiro direito estava defeituoso, tanto que a fábrica o trocou por outro novo, mas tive que largar da quarta fila. E ai na corrida a nossa fila ficou para trás e não tive como me recuperar”, contou após terminar em oitavo.

 

Na segunda bateria o piloto de 14 anos de idade conseguiu uma boa performance e terminou em terceiro. Com a somatória de pontos das duas baterias classificatória ele teve direito a largar em quarto na pré-final, enquanto Vinicius Ponce garantiu a posição de honra em virtude de sua regularidade. Depois de intensas disputas, Diego Ramos ficou com a vitória e largará na pole-position na corrida que definirá o campeão. Thiago Oliveira foi o quarto colocado e acredita que poderá brigar pelo título.

 

“Falta só um pouquinho. Amanhã (sábado) vamos mudar a coroa de transmissão para ganhar mais velocidade na reta e iremos usar outra calibragem nos pneus. Nós quatro estamos andando muito iguais, bem parecido, então serão os detalhes que definirão o campeão. Eu estou animado e pronto para alcançar a minha principal conquista”, avisa o piloto.

 

Confira o resultado da pré-final da Junior, que servirá como ordem de largada para a corrida:

1) 13-DIEGO G. GOMES RAMOS (FASP),

2) 101-GIANLUCA DE CASTRO PETECOF (FASP), a 0.750

3) 70-VINICIUS F. ABREU PONCE (FPEA), a 0.897

4) 100-THIAGO LOPEZ OLIVEIRA (FAEUSC), a 1.531

5) 99-GUILHERME ROMANO PEIXOTO (FPEA), a 2.261

6) 8-RICARDO Y. K. MEDEIROS (FADF), a 4.558

7) 107-VICTOR SCHOMA (FASP), à 4.849

8) 9-PEDRO H. SCHMITT GURGACZ (FPRA), a 9.725

9) 28-VINICIUS KWONG (FPEA), a 10.870

10) 127-ROBERTO RORIZ FORTI (FAUGO), à 11.148

11) 10-PAULO R. AVELAR S. NETO (FMA), a 15.084

12) 66-LUCAS D. DE O. CARVALHO (FAERJ), a 15.689

13) 33-MATTEO S. BITENCOURT MOLO (FAERJ), a 21.935

14) 72-UBIRAJARA LOPES RAMOS FILHO (FAERJ), a 29.694

15) 73-ENZO WEISHEIMER ELIAS (FADF), a 12 voltas

16) 16-LEONARDO J. C. G. A. BARBOSA (FAEP), a 12 voltas

Fonte: Organização