O IX Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) no próximo dia 18, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), traz conteúdo técnico sobre as transformações e as contribuições destes produtos para o ganho de eficiência energética na indústria automotiva.

 

Um total de 11 palestras serão ministradas por especialistas renomados do segmento. O gerente Industrial da Cosan, Andre Pires, em apresentação Óleos básicos (para básicos de baixa viscosidade) vai abordar sobre as tendências do mercado e as principais características destes lubrificantes para formulações de produto com o conceito de Fuel Economy.

 

Em palestra Impactos dos óleos de baixa viscosidade em componentes de motores pesados à Diesel, Edney Rejowski, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto da Mahle, irá exibir um trabalho com foco na antecipação dos impactos no desgaste de componente de motor com o uso de óleo de baixa viscosidade e uma nova formulação de pacote de aditivos para atender às demandas dos novos motores pesados à Diesel.

 

As novas normas API CK-4 e FA-4 que preveem a contribuição dos lubrificantes para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, o CO2 emitido em motores Diesel, previsto para 1o de dezembro deste ano, serão apresentadas detalhadamente pela AEA durante o simpósio. Em apresentação Os desafios para o desenvolvimento de lubrificantes para motores Diesel, Marcus Vercelino, membro da Comissão Técnica AEA, irá representar os integrantes da Comissão Técnica de Lubrificantes e Fluidos da entidade e debater como estas novas normas, além de garantir a durabilidade e desempenho, vêm para estabelecer um novo padrão para a indústria de lubrificantes e montadoras, beneficiando diretamente todos os envolvidos na cadeia de transporte.

 

O Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos é dedicado a especialistas, profissionais e representantes da indústria automotiva. A comissão organizadora de Lubrificantes da entidade é composta por Simone Hashizume, da JX Nippon Oil, Sérgio Luiz Viscardi (consultor), e Everton Gonçales, da ESG Consultoria.