O IX Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), está agendado para o dia 18 de outubro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP). O evento é dedicado a especialistas, profissionais e representantes da indústria automotiva e pretende estimular o debate técnico sobre a contribuição destes produtos para assegurar ganhos de eficiência energética e qualidade aos usuários finais dos veículos automotores.

 

A comissão organizadora de Lubrificantes da entidade é composta por Simone Hashizume, da JX Nippon Oil, Sérgio Luiz Viscardi (consultor), e Everton Gonçales, da ESG Consultoria. “Nesta nona edição, pretendemos levar aos participantes informações sobre a grande transformação que a indústria de lubrificante está passando para auxiliar as novas tecnologias automotivas em relação ao aumento da eficiência energética, tema de ganhou relevância no Inovar-Auto e muito provavelmente na continuidade dessa política industrial para o setor automotivo”, afirma Simone Hashizume.

 

No total, 9 palestras serão ministradas por especialistas renomados do segmento. No final do dia, um debate a ser mediado por Sergio Viscardi. O simpósio começa com a palestra Óleos básicos (para básicos de baixa viscosidade), por André Pires, gerente industrial, Cosan; Margareth Carvalho, da Infinium, aborda o tema O impacto dos óleos lubrificantes de baixa viscosidade; a palestra Impactos dos óleos de baixa viscosidade em componentes de motores pesados a Diesel será conduzida por Edney Rejowski, Mahle. A parte da manhã será encerrada com o tema Os desafios para o desenvolvimento de lubrificantes para motores Diesel, com Marcus Vercelino, da Comissão Técnica AEA.

 

No período da tarde, Willian Anderson, da Afton Chemical, fala sobre Harsh conditions/emerging market engine oil discussion; seguido por Trends in Transmission and Axle Lubricants for Heavy Duty Truck Markets, de Jay Ghosh, da Basf; Maurício Lavoratti, da Bosch, ministra a palestra Sistemas a Diesel; enquanto Paul D. Basar, da Lubrizol, falará sobre Challenges in Formulating Higher Performing HD Lubes for Use with Biodiesel. A última palestra será de Roberta Teixeira, da Ipiranga, sobre Impacto do biodiesel nos lubrificantes.