Este é o Audi R8 LMS de Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez no Blancpain GT Series - Foto: Renato Pereira

Este é o Audi R8 LMS de Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez no Blancpain GT Series – Foto: Renato Pereira

 

Em 2016 uma dupla de pilotos brasileiros vai representar o Brasil no Blancpain GT Series, considerado o Campeonato Mundial de GT, em virtude de sua abrangência e competitividade, com a participação dos principais fabricantes de carros esportivos do mundo. Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista (HTPro Nutrition) vão defender a equipe oficial da Audi, fábrica que tem mais títulos na categoria com o Audi R8 LMS.

 

“Estou muito contente com esse convite da equipe WRT Audi para correr o Blancpain Series”, comentou Sérgio Jimenez, piloto que disputou este certame nos últimos três anos, e novamente dividirá o seu tempo e talento com a Stock Car. Fazendo dupla com o experiente piloto de 31 anos de idade foi escolhido o jovem (19 anos) Rodrigo Baptista, que depois de apenas dois anos no kartismo – onde correu apenas na categoria Novatos – estreou no automobilismo em 2015 mostrando velocidade e maturidade.

 

Rodrigo Baptista fez boas apresentações ao estrear no automobilismo nacional em 2015 - Foto: Humberto Silva

Rodrigo Baptista fez boas apresentações ao estrear no automobilismo nacional em 2015 – Foto: Humberto Silva

“Estou muito feliz em ser merecedor de um assento no incrível Audi R8, na principal e mais vencedora equipe de GT do mundo. Continuarei o meu aprendizado no esporte com o Sérgio Jimenez, que foi o meu coach (treinador, em português) em meu ano de estreia no automobilismo, e agora terei o orgulho de dividir a pilotagem com este piloto vencedor”, elogiou o piloto que em 2015 venceu corridas na Fórmula 3 Brasil, Copa Petrobras de Marcas e no FARA Endurance (EUA).

 

Mais uma vez, a equipe sediada na Bélgica estará presente entre a elite do mundo das corridas de Gran Turismo na Série GT Blancpain, defendendo os quatro títulos conquistados em 2015 (entre equipes e condutores na série principal GT Blancpain, e de equipe tanto no Sprint quanto Endurance). O time foi muito bem sucedido também durante o inverno europeu, tendo alcançado a segunda posição na Copa do Mundo GT da FIA, em Macau, e conquistado a dobradinha, com vitória nas 12 Horas de Sepang, além de vencer recentemente as 24 Horas de Dubai.

 

Veterano Sérgio Jimenez dividirá com seu pupilo -Foto: Humberto Silva

Veterano Sérgio Jimenez dividirá com seu pupilo -Foto: Humberto Silva

O Blancpain GT Series é divido em dois campeonatos. O certame com duas corridas curtas – uma hora de duração – em cada um dos cinco eventos chama-se Blancpain Sprint Series, com cada piloto disputando uma das baterias. Neste campeonato a dupla brasileira será Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista. As outras quatro duplas serão formadas por Laurens Vanthoor (Bélgica)/Frédéric Vervisch (Bélgica), Michael Meadows (Inglaterra)/Stuart Leonard (Inglaterra), Seca Vanthoor (Bélgica)/Robin Frijns (Holanda) e Enzo Ide (Bélgica)/Christopher Mies (Alemanha).

 

Resistência – Já o certame de provas longas, conhecido como Blancpain Endurance Series será disputado por três pilotos, com dois pit-stops obrigatórios, em três provas com duração de 3 horas, uma de 1.000 quilômetros de distância, e a mítica 24 Horas de Spa. Os pilotos e equipes também terão a oportunidade de brigar pelo título global Blancpain GT Series, somando as competições de sprint e endurance.

 

Neste campeonato de provas longas os brasileiros apoiados pela HTPro Nutrition terão a companhia do rápido português Filipe Albuquerque, com passagens pela A1GP, GP2, DTM, WEC, GT e experiente com o Audi R8 em Le Mans. Os outros três trios do time oficial da Audi serão compostos pelos belgas Laurens Vanthoor/Seca Vanthoor e Frédéric Vervisch (B), os ingleses Michael Meadows e Stuart Leonard com o holandês Robin Frijns, e Adrien de Leener (Bélgica)/Peter Kox (Holanda)/Pierre Kaffer (Alemanha).

 

A temporada do Blancpain GT Series 2016 terá cobertura ao vivo do Canal SporTV para todo o Brasil, com início em abril, na Itália, com a primeira prova do certame Sprint no dia 10 e a abertura do Endurance no dia 24.

 

Calendário completo do Blancpain GT Series em 2016:

França / 09-10 Março – Paul Ricard – Testes oficiais

Itália / 08-10 Abril – Misano – Sprint

Itália / 23-24 Abril – Monza – 3 horas

Inglaterra – 07-08 Maio – Brands Hatch – Sprint

Inglaterra – 14-15 Maio – Silverstone – 3 horas

França – 24-25 Junho – Paul Ricard – 1000 km

Alemanha – 01-03 Julho – Nurburgring – Sprint

Bélgica – 05 Julho – Spa-Francorchamps – Teste oficial

Bélgica – 28-31 Julho – Spa-Francorchamps – 24 horas

Hungria – 26-28 Agosto – Budapest – Sprint

Alemanha – 17-18 Setembro – Nurburgring – 3 horas

Espanha – 01-02 Outubro – Barcelona – Sprint

 

Visite o site da equipe e também o site oficial do campeonato.

Fonte: Organização