A expectativa é que mais de 700 mil pessoas visitem o evento – Divulgação

 

A partir de hoje (8) estão abertas as portas do São do Automóvel de São Paulo, no São Paulo Expo Center, Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. A organização do evento tem a expectativa de receber 700 mil visitantes. Entretanto, o visitante não deve alimentar muita expectativa de ver novos produtos, pelo contrário, a maioria das marcas está a expondo velhos conhecidos do público, alguns com alguns itens cosméticos, séries exclusivas e muitas propostas de carros híbridos, puramente elétricos e autônomos, agora com respaldo do programa Rota 2030 e fim do Inovar-Auto. Vale a visita? Vale sim, principalmente se o visitante quiser ver de perto o futuro da indústria automobilística, carros conceitos, fazer test-drive em veículos elétricos e bólidos de corrida.

 

O Rota 2030 define as novas diretrizes que o setor, entre elas, o fim da taxa de importação de 30%. O fim da taxação funcionará como alavanca para os negócios no segmento de importados, que, reagiu positivamente, segundo José Luiz Gandini, presidente da Abeifa (Associação Brasileiras das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).

 

A pré-venda do Chevrolet Bolt EV começa no salão e a entrega em 2019 – Divulgação

 

Por falar em veículo elétrico, a Chevrolet anunciou a vinda do consagrado modelo Bolt EV já no próximo ano pelo preço de R$ 175 mil. As encomendas começam durante o salão. A marca apresenta também o renovado modelo Camaro SS, versões cupê e conversível. Também, a partir do próximo ano, a linha de produtos da marca virá dotada com conexão 4G.

 

O Stinger GT impressiona pela beleza – Divulgação

 

Kia – No estande da Kia, o visitante encontrará nada menos do que catorze modelos da marca sul-coreana, com destaque para o Stinger GT, sedã esportivo dotado de motor V6 3.3 litros, GDI biturbo, movido a gasolina e entrega até 370 cv de potência a 6.000 rpm, torque de 52 kgm na faixa entre 1.300 a 4.500 rpm e vai de 0 a 100 km/h em 4;9s e atinge velocidade máxima de 270 km/h. Recentemente, a sul-coreana lançou o Stinger GT numa edição especial de 20 unidades chamada Launch Edition by Fittipaldi e deve reforçar ainda mais o posicionamento da marca, principalmente na categoria Premium.

 

O Niro Hybrid, se importado, concorreria contra o Nissan Lead, garantido para 2019 – Divulgação

A Kia também apresenta as modelos Rio, um hatchback já homologado para venda interna, mas sua viabilidade depende da variação cambial para chegar ao consumidor com preço competitivo. Como clínica, o visitante poderá conferir o SUV Stonic. Se for bem aceito, a marca investirá em um produto do mesmo segmento, construído sobre a plataforma do sedã Cerato.

 

A chegada do Kia Soul EV está condicionada a taxação diferenciada – Divulgação

 

Entre os automóveis sustentáveis, a Kia exibe três modelos, o Soul EV, Niro Hybrid e o Optima Hybrid, todos em fase final de homologação e estão disponíveis para venda condicionados a uma tributação diferenciada. “São todos produtos de alta tecnologia, que dependem da taxação diferenciada aos híbridos e elétricos, como já acontece pelo mundo, para que sejam viáveis do ponto de vista mercadológico diante dos carros convencionais com combustão interna”, conclui José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

 

Qualquer semelhança do Fastback com a picape Toro não será mera coincidência – Divulgação

 

Fiat – A Fiat mostra como estrela principal o crossover Fastback, que lembra muito a picape Toro, principalmente na porção dianteira. Segundo a marca, este veículo será SUV um híbrido de traços marcantes e marcará sua nova identidade baseada em paixão e funcionalidade. Vale ver. O carro impressiona.

 

Com estilo imponente, o Fiat Fastback tem a missão de traduzir os quatro novos princípios do Design da Fiat na América Latina: humana (human), ousada (bold), contemporânea e flexível (contextual) e capaz de gerar experiências sem interrupções (seamless). São princípios que irão inspirar os próximos lançamentos, inclusive no segmento de UVs (Utility Vehicles).

 

Divulgação

 

Totalmente projetado no Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), o puro fastback tem alma italiana, com linhas ousadas que transmitem esportividade e elegância, com autenticidade. Com quatro portas, o modelo é um híbrido entre UV, sedan e coupé, com proporções que capturam, com equilíbrio, a beleza das formas, não esquecendo a funcionalidade.

 

Seguindo a tendência dos últimos lançamentos, o conceito evidencia ainda mais o efeito Wrap Aroud, com uma linha que circunda todo o modelo sem interrupções, dando a sensação de continuidade em todos os detalhes, assim como superfícies esculturais e a horizontalidade.

 

O Fiat Fastback é o oitavo concept car da marca. A Fiat é a única no Brasil com tantos carros conceito em seu portfólio, com o importante diferencial de serem totalmente projetados pela equipe brasileira.

 

A marca italiana também anunciou investimento de R$ 8 bilhões em dois anos a fim de renovação da linha e lançamento de quinze novos veículos, entre automóveis de passeio e comerciais, sendo que em uma parte deles será introduzida tecnologia híbrida.

 

Tarok antecipa o futuro das picapes – Foto: RR

 

Volkswagen – A Volkswagen apresentou a picape conceito Tarok, sem definição de motorização, mas um produto que, segundo a marca, vai entrar em produção já que ela foi 100% desenvolvida para uso na América Latina. Ainda sem data para entrar na linha de montagem, ela tem capacidade de transportar até uma tonelada, mas o que chama atenção é sua praticidade. Além da caçamba, se abaixar o encosto do assento traseiro ela amplia a capacidade de carga e objetos de grande porte.

 

Outra novidade da VW é o retorno dos modelos com emblema GTS, agora no Virtus e Polo. Para quem estava com saudade dos quase esportivos Gol e Golf GTS, que eram verdadeiros bichos papões entre os consumidores apaixonados por velocidade pode começar a preparar os fogos. Eles estão de volta.

 

Três bólidos de competição da Toyota – Foto: RR

 

Toyota – A Toyota, primeira a introduzir o conceito híbrido flex ao lançar o Prius, mostra no salão alguns showcars desenvolvidos para mobilidade urbana e as versões esportivas dos modelos Hilux e Yaris com a assinatura TGR (Toyota Gazoo Racing). Serão produzidas apenas 420 unidades e as pré-vendas começam na abertura do evento com entrega a partir de dezembro deste ano.

 

Yaris GR-S Concept – Foto: RR

 

Fora isso, a marca nipônica mostra a versão X-Way do Yaris que, cá entre nós, obedece ao mesmo padrão das marcas concorrentes ao instalar acessórios para deixar o veículo com cara de off-road sem necessariamente ser. O Yaris X-Way recebeu nova grade, rack de teto, apliques de plástico nos para-lamas e pintura preto piano no teto e capô.

 

Honda Accord – Divulgação

 

Honda – Em seu estande interativo de 2.000 m², criado sob o tema Expandindo a mobilidade e criando possibilidades, a Honda mostra que, impulsionada pelo espírito de desafio, busca criar um novo valor na vida das pessoas, maximizando a experiência da mobilidade por terra, água e ar. Os visitantes poderão vivenciar esse conceito por meio de ativações em realidade virtual e aumentada, 3D e sistema de som direcional, que irão proporcionar experiências imersivas ao público.

 

Honda Accord fez plástica e recebe sistema semiautônomo Sensing – Divulgação

 

Entre as principais atrações para o mercado brasileiro estão o novo Honda Accord, sedã equipado com um inédito motor 2.0 turbo de 256 cavalos, elevada performance e altíssima eficiência energética, que representa o máximo de refinamento da marca. O modelo introduz no mercado brasileiro o consagrado pacote de tecnologia avançada de segurança e assistência ao condutor, o Honda Sensing.

 

A unidade de recuperação de energia é acoplada ao motor a combustão no HR-V Hybrid – Divulgação

 

A empresa também apresenta o recém-lançado HR-V 2019, que chegou ainda mais completo, refinado e tecnológico, mantendo os pontos fortes como espaço interno, versatilidade, segurança e alta qualidade construtiva. A partir de 2019, complementa a linha o HR-V Touring, equipado, pela primeira vez no Brasil e alinhado aos principais mercados, com o motor 1.5 turbo. Estão expostos dois modelos conceito: o NeuV e o Urban EV Concept.

 

O NeuV pode ser não ser bonito, mas é funcional – Divulgação

 

O NeuV é um conceito puramente elétrico e autônomo, que utiliza inteligência artificial para proporcionar uma experiência prazerosa e segura a bordo. Ele é equipado com o Honda Automated Network Assistant (HANA), um assistente pessoal, que aprende os hábitos dos motoristas a partir da detecção de suas emoções.

 

O Urban EV Concept, um conceito também elétrico, se mostra ideal para o ecossistema das cidades. Ele apresenta o estado da arte em tecnologia, com funções interativas de comunicação que permitem uma conexão mais divertida com as pessoas. O modelo tem previsão de início de vendas na Europa, a partir de 2019, e no Japão, em 2020.

 

Outro destaque é o protótipo CR-V Hybrid, que será o primeiro SUV híbrido da marca na Europa. A tecnologia Honda i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) é composta de um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina, ciclo Atkinson, que funciona tanto para propulsão como para fornecimento de energia elétrica, e dois motores elétricos – um para propulsão e outro para geração, separados.

 

Urban EV Concept – Divulgação

 

Com essa combinação, o sistema pode rodar em três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive, selecionados automaticamente de forma a obter a melhor eficiência energética possível. O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes.

 

Já o modo híbrido, o motor a gasolina faz o papel de um gerador de energia, que alimenta o motor elétrico, enquanto o excesso de energia produzido é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio. Já no modo Engine Drive, o motor transmite diretamente para as rodas tendo ainda a possibilidade de uma potência adicional fornecida pelo motor elétrico.

 

Nissan Leaf – Divulgação

 

Nissan – Não é novidade, visto que ele já circula pelo país, a Nissan agora lança para o grande público o modelo elétrico Leaf com pré-venda a partir de hoje. O carro é o mais vendido do mundo entra em pré-venda no Brasil a R$ 178,4 mil, mais caro que o Chevrolet Bolt e o Toyota Prius, comercializado a R$ 125 mil.

 

O Leaf é equipado com um motor quatro cilindros em linha que produz 150 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque. Para recarga total em tomada convencional, o modelo pode levar até 8 horas, o que, em tese, pode diluir a economia financeira se comparado com o Toyota Prius, que consegue recarregar as baterias sem necessidade de ser plugado numa tomada. A Nissan mostra também o X-Trail Hybrid para sentir a aceitação do público.

Territory, a arma da Ford para recuperar a fatia que já foi do EcoSport – Divulgação

 

Ford – Os SUVs são os astros da Ford no salão, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife Sport Technologies de carros de alto desempenho da Ford, terá a pré-venda iniciada durante o salão. O EcoSport Titanium sem o estepe na traseira é outra grande novidade que chega em breve às ruas. Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia, desenvolvido na China, é apresentado como conceito.

 

Ford Mustang by Batistinha dispara coração – Foto: RR

 

O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, tem lugar de destaque no estande. Os fãs poderão ver três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv.

 

A F-150 Raptor, picape off-road de alta performance, é apresentada na versão 2019, com novas tecnologias de controle. Na área de carros elétricos a Ford traz o Fusion Energi, versão híbrida plug-in do sedã com bateria de nova geração que também pode ser recarregada na tomada.

 

BMW – O presidente da marca bávara foi incisivo ao afirmar que o futuro da indústria automotiva é eletrificar seus produtos. A BMW tem o i3 e o Concept i8, este último com vocação superesportiva, mas no salão chega com toda gama de produtos e lança o novo X5, a nova série 3, o novo Z4 e a série 8 coupé. O Z4 começa a ser comercializado em 2019.

 

Renault Zoe – Divulgação

 

Renault – A mobilidade elétrica, zero emissão de poluentes no uso, é o destaque da Renault no Salão do Automóvel de São Paulo. Pioneira e líder na venda de veículos elétricos na Europa, a marca agora começa a vender o Zoe ao público final a partir de 6 de novembro.

 

Até então, o veículo era comercializado no Brasil somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão. O cliente que se interessar pode fazer a reserva no site eletricos.renault.com.br, no estande da marca no Salão do Automóvel ou nas concessionárias Sinal, em São Paulo, e Globo, em Curitiba.

 

“A liderança da Renault no mercado de veículos elétricos na Europa é reflexo do nosso pioneirismo. No Brasil, também estamos em primeiro lugar na venda de carros 100% elétricos, com mais de 150 veículos vendidos. Agora passamos a oferecer ao público em geral a possibilidade de adquirir um carro zero emissão. Para isso escolhemos o Zoe, que é o carro elétrico mais vendido no mercado europeu”, diz Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.

 

O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, começa a ser vendido no dia 6 de novembro no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br. O modelo chega na versão Intense, com preço sugerido de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o Zoe.

 

O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.

 

A bateria Z.E. 40 foi desenvolvida com base em uma importante inovação: o aumento da densidade energética por meio do aumento da capacidade de armazenagem da bateria, mantendo o tamanho, solução mais avançada para também para respeitar a limitação em relação ao aumento de peso.

 

O Zoe possui um motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrônica otimizada da bateria, limitando o consumo elétrico do veículo na utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência. Lançado no início de 2015, o R90 é um motor 100% Renault.

 

Desde o lançamento, o Zoe é o carro-chefe da tecnologia Renault Z.E., representando a excelência elétrica do Grupo. Entre os destaques desta tecnologia estão a frenagem regenerativa e a bomba de calor, que maximizam a autonomia.

 

Todos os veículos elétricos de série do Grupo Renault são projetados e concebidos pelos designers e engenheiros do Technocentre Renault, localizado em Guyancourt (região de Paris), sendo produzidos nas fábricas do Grupo. Esta expertise elétrica é concentrada principalmente na França, onde é realizada a concepção e produção com alto valor agregado. A Renault é responsável pela concepção e produção do Zoe e da maioria dos seus sistemas mecânicos.

 

Caoa Chery – A empresa lançou dois novos SUVs, o Tiggo 5x, com previsão de início das vendas em dezembro, e o Tiggo 7, em janeiro do próximo ano. O 5x é equipado com um motor 1.5 turbo, flexível, que produz até 150cv, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Fora isso, há controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque e ar-condicionado eletrônico, além de direção elétrica e câmera traseira estão entre os itens de série. No porta-malas carrega 340 litros.

 

O Tiggo 7 recebe o mesmo conjunto mecânico do irmão menor. O SUV mede 16,7 cm a mais que o Tiggo 5x. O porta-malas leva 414 litros, mas é mais recheado. O carro conta com ar-condicionado de dupla zona, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com aquecimento e acionamento automático de limpadores de para-brisa. No final de 2019, a marca apresentará o Tiggo 8, para sete pessoas.

 

A marca chinesa planeja vender carros elétricos, mas esbarra na infraestrutura de abastecimento no País, por enquanto, bastante reduzida. Márcio Alfonso, CEO da Chery Caoa, revelou que a marca está prospectando a viabilidade de vender o Arrizo 5e, o Tiggo 2e e o eQ no País.

 

Na China, já rodam versões eletrificadas do sedã Arrizo 5, do SUV compacto Tiggo 2 e do subcompacto QQ, lá chamada eQ). Uma versão do eQ1 cortada ao meio está exposto no salão. Vale lembrar que os três primeiros modelos já são montados no Brasil e para eletrifica-los bastariam importar da China os kits elétricos.

 

Mercedes-Benz AMG One – Divulgação

 

Carros dos Sonhos – Quem sonha acordado com aqueles carrões de tirar o fôlego, que custam verdadeiras fortunas, vai adorar, babar mesmo nos estandes da Porsche, Mercedez-Benz, McLaren, Rolls-Royce, Lamborghini, Ferrari e Lexus, que terá apenas carros híbridos a partir do próximo ano.

 

Porsche 911 GT3 RS é para secar a goela – Divulgação

 

Na Porsche, a grande vedete é o modelo 911 GT3 RS, modelo de competição, e outros, como o primeiro 911 da marca. Já na Mercedes-Benz tem outro carro capaz de provocar uma parada cardíaca, o AMG one, um superesportivo de nada menos que R$ 4,4 milhões que já tem quatro exemplares encomendados. Tem também o G63 AMG, um SUV animal de 577cv.

 

Mclaren Senna – Divulgação

 

No estande da McLaren está o modelo inspirado em Ayrton Senna, no da Rolls-Royce unidades dos modelos Phanton e o SUV Cullinan, enquanto no da Lambo poderá ser visto o espetacular Lamborghini Hurracan Performante Spider e o SUV Urus. Achou pouco? Dê uma passada pela Maserati para conferir o modelo Levante Trofeo e no estande da Ferrari, onde encontrará o modelo 488 Pista.

 

Dica – Sua visita ao salão não será de cortesia. Portanto, use calçado confortável, roupa leve e, claro, um telefone com câmera para registrar sua passagem no evento. Tenha em mente que o Salão do Automóvel de São Paulo agrupa 29 montadoras em uma área de 110 mil m², que estão expostos mais de 540 veículos e acontecerão mais de 100 eventos paralelos. Bom divertimento!

 

Serviço

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018

Data: de 8 a 18 de novembro

Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

 

Confira abaixo preços:

 

Para o primeiro dia do evento o ingresso custa R$ 50,00 (meia R$ 25,00). Para dias de semana o valor é de R$ 72,00 (meia R$ 36,00). Os ingressos para fim de semana, feriado e emenda de feriado custam R$ 90,00 (meia R$ 45,00).

 

Nitro – Flexibilidade para escolher o melhor dia para a visita – 1 acesso (R$ 130,00).

 

Passaporte – Ingresso que dá direito a visitar o evento todos os dias (R$ 350,00).

 

Kit fã – Kit com camiseta exclusiva (7 tipos de camisetas para escolha- R$ 180,00).

 

Box Super Fã – Kit com flexibilidade de data, brindes da Chevrolet ou Salão do Automóvel ou Volkswagen, estacionamento e entrada exclusiva – 1 acesso (R$ 400,00).

 

VIP – Acesso vip ao evento em qualquer dia, com entrada exclusiva, serviço de valet, acesso ao Lounge Vip e pulseira para o Espaço dos Sonhos – 1 acesso (R$ 370,00).

 

Premium Experience – Ingresso que dá direito a entrada de duas pessoas, estada de uma noite em hotel de luxo, traslado para o Salão em carro de luxo com motorista, acesso ao Lounge Vip e Espaço dos Sonhos (R$ 3.500,00).