Divulgação

 

O mais efêmero dos descartáveis poluidores, o canudo plástico, se tornou, nos últimos anos, um dos grandes inimigos do meio ambiente. Material utilizado por menos de cinco minutos leva mais de 100 anos para se decompor. Apenas com os canudos consumidos pelos brasileiros, em um ano, é possível construir um muro de mais de 2 metros em torno da Terra.

 

Com o objetivo de reduzir esse impacto, na cidade do Rio de Janeiro, recentemente o produto foi banido, de acordo com projeto de lei sancionado no início de julho e publicado no Diário Oficial do Município do Rio. Os estabelecimentos que descumprirem a lei – ainda sem data para entrar em vigor – estão sujeitos a multa de três mil reais. Em caso de reincidência, o valor pode chegar a R$ 6 mil.

 

Com a mudança, algumas empresas começaram a buscar alternativas para a substituição do canudo plástico. Recentemente, a Starbucks – rede de cafés – anunciou a eliminação dos canudos plásticos de todos os seus restaurantes, até 2020. O McDonalds, por sua vez, não irá mais entregar canudos espontaneamente para os seus clientes. E, a partir de hoje (1º de agosto), o Grupo Giraffas, maior rede de refeições completas do Brasil, irá substituir todos os canudos de seus restaurantes.

 

No Grupo Giraffas, a iniciativa será responsável pela troca de aproximadamente 24 toneladas de plástico consumido por ano, por material biodegradável. Segundo Adriano Freire, diretor de Suprimentos, Pesquisa e Inovação do Grupo Giraffas, a mudança trará benefícios ambientais imediatos. “O consumo médio de todas as unidades somadas é de aproximadamente dois milhões de canudos por mês, o que equivale a 420 quilômetros de plástico, ou seja, o trajeto de São Paulo ao Rio, em plástico produzido todo mês”, explica.

 

Além do impacto ambiental imediato, a substituição de canudos plásticos também gera reflexos na economia. Se o canudo plástico gera reflexos no orçamento municipal, com a grande produção de lixo, o material reciclável contribui com a economia circular de reuso e, além de reduzir a poluição, ele também é responsável por menos recursos sendo retirados do meio ambiente, para a produção de um produto de pouca vida útil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...