Mark Webber baixou a bota -  Sutton

Mark Webber baixou a bota – Sutton

Mark Webber conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, cravando sua melhor volta com o tempo de 1min30s915, conseguindo uma pequena margem de vantagem sobre Vettel, que completa a primeira fila graças ao tempo de 1min31s089. O australiano andou rápido em todos os treinos e, desta vez, conseguiu superar o companheiro de Red Bull Sebastian Vettel. O brasileiro Felipe Massa largará em quinto, de novo, à frente de Fernando Alonso, que marcou o oitavo melhor tempo.

 

Na segunda fila alinha o inglês Lewis Hamilton, terceiro, ao lado do franco-suíço Romain Grosjean, da Lotus. Felipe Massa forma terceira fila depois de marcar o quinto melhor tempo (1min31s378) e terá a companhia do alemão da Mercedes Nico Rosberg, o sexto, com 1min31s397. Ao contrário de Massa, seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, não conseguiu avançar e conseguiu marcar apenas o oitavo tempo (1min31s665). Vice-líder da temporada, o espanhol é o único piloto com mais chances de impedir que Vettel se sagre tetracampeão da F1 já neste domingo. Para ser tetracampeão em Suzuka, Vettel precisa vencer a corrida e o espanhol Fernando Alonso encerrar a prova no máximo na nona colocação.

 

 

Massa larga na frente de Alonso - Getty Images

Massa larga na frente de Alonso – Getty Images

Fogo – O Q1 do treino de classificação foi marcado por dois incidentes. No início da sessão, a Sauber do mexicano Esteban Gutierrez pegou fogo dentro da garagem, e apesar de os membros da equipe controlarem a chama, causada por um vazamento de combustível, o piloto levou tamanho susto que arremessou o volante do carro e saiu apressado do cockpit. Mais tarde, faltando 2min55 para o encerramento da sessão, os freios do STR do francês Jean-Éric Vergne superaqueceram e pegaram fogo. O incêndio forçou a bandeira vermelha, que paralisou o treino.

 

Com a pista liberada, os carros voltaram à sessão para a definir os 16 classificados. Como sempre, a Ferrari segurou Massa no boxe e por pouco não comprometeu o rendimento do demitido brasileiro em Suzuka. Ele chegou a ocupar a 17ª posição, mas conseguiu uma boa marca na volta final e cravou o segundo melhor tempo na volta final para passar para o Q2. O mesmo procedimento ocorreu, mas Massa conseguiu lugar para disputar a super pole.

 

A largada da corrida será às 3hs de domingo com transmissão ao vivo pela TV Globo.

 

F1, GP do Japão, grid de largada:

Crédito: formula1.com

Crédito: formula1.com