A Pósitron, empresa do Grupo Stoneridge e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento, segurança automotiva, conforto e entretenimento, apresentará seus lançamentos e soluções em serviços de rastreamento na Fenatran 2019 – o maior evento do segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina, que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Entre as novidades para a feira, a empresa apresenta uma tecnologia inovadora que traz ainda mais performance para as soluções de rastreamento: a migração total dos seus datacenters no Universo IoT e Cloud – Amazon Web Services (AWS), hoje conhecidos como computação em nuvem.

“Estar preparado para o futuro é ter infraestrutura que permita rápido crescimento, capacidade de desenvolvimento de novos softwares aplicados ao negócio de gestão de frotas e principalmente hardwares robustos que suportem toda esta operação. Investimos US$ 2 milhões em plataforma IoT, Cloud e desenvolvimento de protocolos de comunicação MQTT, para garantir escalabilidade em novas soluções logísticas com segurança e ampla possibilidade de customizações. Além do novo equipamento de rastreamento desenvolvido no Brasil com tecnologia 4G CAT M1 para Europa, Estados Unidos e lançamento no Brasil estimado para o primeiro semestre do próximo ano”, afirma Obson Cardoso, diretor de operações da Unidade de Rastreamento da Pósitron Stoneridge.

As soluções de Carga, Carga SAT, Telemetria CAN, Jornada de trabalho, Gestão de frota e RFID para gestão e segurança da frota estarão disponíveis na plataforma IoT AWS.

Durante a Fenatran 2019, outros lançamentos apresentados pela Pósitron Stoneridge serão o Teclado Android Touch e o Rotograma Falado, que passarão a fazer parte do portfólio da empresa. O produto atua como copiloto eletrônico do motorista na prevenção de acidentes, com mensagens em áudio relevantes no trajeto e alertas configuráveis.

Outro lançamento importante são as novas Iscas descartáveis com redundância SIGFOX, equipamentos de alta performance com redundância em rádio frequência com tecnologia SIGFOX e RF433, modem de alta geração receptor GNSS de alta sensibilidade e otimização no tempo de carregamento da bateria.

Em rastreamento, a Pósitron Stoneridge é a única empresa do segmento com desenvolvimento próprio de hardware, software, firmware e prestação do serviço, oferecendo ferramentas completas e soluções customizadas para o transporte e gestão de carga, além de ser uma das maiores fornecedoras de equipamentos genuínos para as principais montadoras da América Latina, com exportações para diversos países.

Caminhão com tecnologias aplicadas – Para demonstrar todas essas novidades, o estande da Pósitron Stoneridge contará com a exposição de um caminhão com todos os lançamentos e as funcionalidades já oferecidas pela empresa na prática.

O veículo contará ainda com a tecnologia Mirror Eye, um sistema que substitui os retrovisores laterais do caminhão por um sistema de câmeras de alta definição, transmitindo a imagem por meio de telas instaladas no interior do veículo, o que proporciona melhor visibilidade em todas as situações de trânsito, garantindo segurança para o motorista e outros usuários da estrada, além de melhor aerodinâmica e economia de consumo de combustível.

A tecnologia Mirror Eye já é realidade nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, mas no Brasil ainda depende de uma mudança na legislação. “Essa tecnologia representa o futuro. É algo que certamente estará presente em todos os veículos em alguns anos, pois além de todas as inovações em segurança, ainda traz uma economia de cerca de 2% a 3% em combustível, representando melhores resultados para o operador”, conta Fabio Favari, diretor de engenharia e tecnologia da Pósitron Stoneridge.