Sergio Pérez cravou melhor tempo com pneus macios - Toni Albir/EFE

Sergio Pérez cravou melhor tempo com pneus macios – Toni Albir/EFE

O mexicano da McLaren Sergio Pérez (Checo) acordou e pisou forte na segunda sessão de treinos coletivos da pré-temporada na Fórmula 1 no circuito da Catalunha, na Espanha. Os números não são conclusivos e sim indicativos de quem acertou a mão e quem terá de correr para minimizar prejuízo. foi o mais rápido. Mas não acredite apenas nos números. “Checo” registrou seu melhor tempo com pneus macios, em uma volta lançada. Sorte? Talvez, mas pouco provável. A cinquentona McLaren é equipe grande e pode quebrar a hegemonia imposta pela RBR de Sebastian Vettel, o segundo colocado na tabela.  

 

O alemão, aliás, teve uma série de percalços no decorrer da prática, a começar por um problema hidráulico e depois teve de parar na pista por quase perder uma roda, após uma simulação de pit stop. Acontece! “Tivemos alguns pequenos problemas de confiabilidade, mas é melhor que essas coisas aconteçam agora do que na Austrália”, minimizou o alemão, que sabe que tem uma boa retaguarda na garagem, e o deslize pode e deve ser encarado com tranquilidade. Pelo menos nesta fase de teste, claro.   Räikkonën, o terceiro colocado da tarde, também rebolou para colocar o E21 da Lotus em condições de igualdade com os demais competidores. Pela manhã, o carro do finlandês teve de trocar a caixa de câmbio, perdendo tempo precioso de pista. Apesar de o carro deste ano ser uma evolução do E20 de 2012, ele precisa de quilometragem e Räikkonën só completou só 43 voltas.

 

Memórias de Senna – Em 2014, a morte do brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, Senna completará vinte anos. A McLaren, equipe pela qual Senna mais brilhou se adiantou à data e lançou uma página especial na internet para homenagear o piloto. Senna defendeu a McLaren entre os anos de 1988 e 1993, conquistando três títulos mundiais, além de protagonizar espetaculares disputas com seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost, tetracampeão mundial de F1.

O hotsite, intitulado “Memórias de Senna”, reúne tributos prestados por torcedores de todo o mundo, que relembram corridas e momentos marcantes do ídolo brasileiro. Um mapa indica quantos recados já foram enviados de cada país, sendo possível identificar a popularidade de Ayrton Senna em diversos locais do planeta. A página também disponibiliza um vídeo com a história do MP4-4, carro em que o piloto conquistou o primeiro dos seus três títulos mundiais, apresentada por Neil Oatley, diretor de projetos que trabalha há 25 anos para a equipe. O endereço do hotsite é: senna.mclaren.com. Vale a visita.  

 

F1, testes da pré-temporada, dia 2, tarde:

1º – Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), 1min21s848 (97 voltas)  

2º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s349 (84)  

3º – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 0s849 (43)  

4º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s878 (121)  

5º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s399 (76)  

6º – Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 1s713 (98)  

7º – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s870 (70)  

8º – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s123 (62)  

9º – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari), a 2s357 (88)

10º – Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 3s267 (67)

11º – Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s295 (102)

Fonte: FIA/FOM