Divulgação

Para ampliar as conversas sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) lança um novo episódio de seu podcast em prol da campanha. Parte das ações para fortalecer o movimento mundial feito de alerta ao índice de mortes ao volante, o podcast utiliza o formato digital para falar de maneira leve sobre o tema com vídeos que integram a comunicação da série.

Lançado na terça-feira (19), o primeiro episódio falou sobre Segurança além do trânsito. Com estreia nesta quarta-feira (27), o novo capítulo, que já está disponível no Spotify e YouTube (se quiser, assista abaixo), falará sobre empatia no trânsito.

Crédito: FCA

Cada vez mais utilizada, a empatia pode ser definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro em qualquer situação tanto na vida cotidiana quanto na direção ao volante. Neste momento de união contra o Covid-19 e maior atenção para quem está ao lado, a empatia é ainda mais lembrada. Para se ter ideia, no último mês, a busca pela palavra dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Google Trends.

“A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro dentro da perspectiva dele. Ou seja, ser empático é deixar de lado o seu eu e ter como referência o outro na sua totalidade. A gente pode aplicar empatia em qualquer área da nossa vida, seja no âmbito pessoal, profissional e até mesmo no trânsito”, disse Roberta Pessoa, psicóloga do FCA Saúde.

Neste esforço maior de reparar em quem está na faixa do lado, as pessoas têm olhado cada vez mais para os taxistas, motoboys, motoristas de aplicativos e trabalhadores que pegam transporte público todos os dias. Além disso, neste momento de união contra o Covid-19, o olhar atento ao outro também tem sido exercido em vários âmbitos, fazendo com que velhos hábitos comecem a ser repensados.

Divulgação

“Atitudes que muitas pessoas têm no trânsito como não respeitar a faixa de pedestre, ultrapassar sinais de alerta e outras infrações ameaçam a segurança e precisam ser revistas para evitar acidentes. Estas infrações refletem uma postura muito individualista e, principalmente, neste momento que vivemos de união contra o Covid-19 se mostra cada vez mais a necessidade em pensar no bem coletivo”, disse Luciana Costa, Coordenadora de Sustentabilidade da FCA.

Vídeos – Para ampliar as conversas do podcast, a cada episódio serão publicados vídeos curtos dos participantes para apresentar o tema e convidar o público a ouvir o material. Devido ao período de isolamento social, assim como os podcasts, os vídeos também foram gravados por cada colaborador nas suas casas.