Nova CBR-600RR será apresentada em primeira mão para o público no BikeFest em Tiradentes. Preço: R$ 49,5 mil - (Divulgação)

Nova CBR-600RR será apresentada no BikeFest em Tiradentes. Preço: R$ 49,5 mil – (Divulgação)

A Honda lança no mercado nacional a CBR 600RR, superesportiva inspirada no grafismo dos modelos da Honda Racing Corporation, divisão mundial de competições em duas rodas da marca. Com visual que combina as cores azul, branco e vermelho, características da HRC, a nova versão concilia desenho avançado e robusto a um desempenho esportivo com excelente ciclística.

 

Trata-se de uma combinação perfeita para quem busca prazer, emoção e mais adrenalina sobre duas rodas e quer experimentar no dia a dia o que só a Honda, com sua tradição vitoriosa nas pistas, pode proporcionar, segundo a marca. A apresentação da CBR 600RR será feita na 22º edição da BikeFest, evento voltado para apaixonados por motos de alta cilindrada, que começa hoje (26) e vai até o dia 29 deste mês, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

 

A CBR 600RR mescla estilos bem ousados, inspirados na atual Honda RC213V, conduzida pelo atual campeão mundial Marc Márquez, com influência aerodinâmica do modelo anterior RC212V, ambas da categoria MotoGP. O resultado é uma motocicleta com arrasto 6,5% menor na posição normal de pilotagem e a possibilidade de favorecer o alcance de velocidades mais elevadas, além de maior economia de combustível.

 

A carenagem frontal incorpora conjunto óptico com visual jovem e diferenciado, aliado a uma aerodinâmica eficiente. As lâmpadas dispõem de refletores multifocais, que auxiliam uma pilotagem mais segura em condições visuais adversas ou durante a noite. A traseira alta com bancos em dois níveis reforça o estilo imponente do modelo.

 

De fácil leitura, o painel de instrumentos é completo e conta com acabamento refinado, graças aos mostradores eletrônicos e detalhes exclusivos. O piloto tem acesso às informações do velocímetro digital, conta-giros analógico centralizado, marcador de combustível, relógio, duplo trip (total e parcial), além de temperatura do motor. A carenagem frontal auxilia o conforto em estradas, uma vez que tem a função de deslocar o ar para cima, o que facilita a pilotagem em velocidades mais elevadas.

 

Uma particularidade do modelo é o sistema DSRA (Dual-Stage Ram Air), que canaliza grandes volumes de ar quando a motocicleta ganha velocidade. Situada na parte frontal da carenagem (área de maior pressão aerodinâmica), sua função é canalizar o fluxo para dentro da caixa de ar, o que aumenta a pressão da mistura ar/combustível na admissão e, consequentemente, gera maior potência.

 

Desempenho e facilidade de pilotagem são qualidades marcantes na CBR 600RR. O modelo conta com motor de quatro cilindros em linha, do tipo DOHC (Double Over Head Camshaft – Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) de 599 cm³, quatro tempos, 16 válvulas, quatro por cilindro, arrefecido a líquido. Desenvolve potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgf.m a 11.250 rpm. O câmbio, consagrado nas versões anteriores, é de seis velocidades, com engates precisos e escalonamento de fácil adaptação para qualquer estilo de pilotagem, permitindo um melhor aproveitamento de toda a força do motor.

 

Na parte ciclística, a CBR 600RR mantém chassi tipo “Diamond” com dupla trave em alumínio, que oferece excelente rigidez já que nesta configuração, motor e quadro são partes integrantes de um mesmo conjunto. Dessa forma, o desempenho e a pilotagem são privilegiados, uma vez que a concentração de peso próximo ao centro de gravidade e a redução de massa nas extremidades beneficia o equilíbrio e a condução segura.

CBR 600RR com grafismo HRC chega no próximo semestre (Divulgação)

CBR 600RR com grafismo HRC chega no próximo semestre (Divulgação)

 

A suspensão dianteira é invertida e conta com amortecedores Showa BPF (Big Piston Fork) totalmente ajustáveis. Os pistões internos das suspensões de maior dimensão possibilitam uma pressão de rolamento 3,5 vezes superior, o que contribuiu para melhorar a eficiência e assegura maior suavidade no amortecimento. O sistema isola por completo o chassi de impactos e torções registradas durante a pilotagem. O braço oscilante da suspensão traseira está ancorado diretamente ao motor, o que torna o conjunto mais leve e rígido. Na traseira, o amortecedor Unit Pro Link apresenta desempenho mais refinado, com rápido.

 

A CBR600RR possui sistema de freios dianteiro com dois discos duplos flutuantes de 310 mm e acionamento hidráulico, por meio de pinças de fixação radial e quatro pistões. O freio traseiro conta com um único disco com 220 mm de diâmetro. O modelo conta ainda com rodas de alumínio na cor preta e peso reduzido, equipadas com pneus radiais esportivos de perfil baixo sem câmara.

 

A CBR 600RR estará disponível na rede de concessionárias Honda Dream a partir deste mês na versão standard e, no próximo semestre, também na versão C-ABS. Além da opção com grafismo HRC, o modelo será comercializado também na cor vermelha. O preço público sugerido é de R$ 49.500,00 (versão standard) e R$ 52.500,00 (versão C-ABS), base São Paulo, não inclusas as despesas com frete e seguro.