Perfect Automotive – Divulgação

 

Quando o motorista esterça o volante, o movimento é transmitido pela coluna de direção e em seguida, para a caixa de direção, de modo que as forças angulares são transformadas em forças axiais, através do sistema de pinhão e cremalheira; é nesse momento que as barras axiais entram em ação. Elas são ligadas nas extremidades da caixa de direção, logo, são responsáveis por transmitir as forças axiais vindas da caixa de direção, para os terminais de direção e por consequência, para as rodas do veículo.

 

  • Quais os sinais que o axial de direção deve ser trocado?

 

Geralmente a necessidade de troca do axial de direção vem acompanhada de vibrações e/ou folgas na direção, além de ruídos estranhos durante as manobras.

 

  • Como é o processo de troca do axial de direção?

 

Antes de instalá-lo, provoque movimentos angulares na haste do axial, no intuito de aliviar a tensão interna entre a bucha de poliacetal e o pino esférico. Lembre-se de usar os torques de aperto indicados, e após finalizar a instalação, realize o alinhamento do sistema de direção do veículo.

 

  • Posso utilizar um axial de direção usado?

 

Definitivamente, não. Por se tratar de uma peça totalmente relacionada a segurança da direção do seu veículo, é importante que um novo axial de direção seja utilizado, evitando inclusive que essa peça usada danifique os outros componentes do sistema.

 

  • Quando devo trocar o axial de direção?

 

Isso vai de acordo com o período recomendado pela montadora, que pode variar entre 10.000km ou a cada 6 meses. Também é importante verificar a necessidade de troca, após o sistema de suspensão e direção passarem por algum tipo de revisão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...