O valor global da marca sul-coreana Kia Motors cresceu 12% no último ano, de acordo com a lista exclusiva da Interbrand, as 100 Melhores Marcas Globais. De acordo com o estudo realizado este ano e divulgado no início deste mês, a Kia subiu cinco pontos ocupando a 69ª marca mais valiosa do mundo.

 

O valor da marca estimado da fabricante cresceu de US$ 5,7 bilhões em 2015 para US$ 6,3 bilhões em 2016, o que representa um aumento de sete vezes (603%) desde 2007, ano em que a Kia Motors declarou gestão do design como uma estratégia-chave para o crescimento futuro da empresa. No mesmo período, o valor médio da marca entre as 100 Melhores Marcas Globais subiu em 21%.

 

“Apesar da incerteza econômica e estagnação global no mercado automotivo, os dados que apontam o crescimento do valor da marca da Kia é um reflexo dos esforços voltados para garantir o crescimento consistente e contínuo. Este resultado nos dá ainda mais motivação para continuar nossa missão de se tornar a marca de automóveis mais desejada aos olhos dos consumidores”, afirmou Charles Suh, vice-presidente Sênior da Divisão de Marketing Corporativo da Kia Motors.

 

Para Mike Rocha, diretor global da Interbrand, “o crescimento impressionante da Kia no valor da marca nos últimos anos pode ser visto como um fortalecimento dos projetos altamente desejáveis, as características do produto line-up da Kia e o envolvimento das atividades de comunicação em todo o mundo focado em desenvolver a imagem da marca”.

 

Atributos da Kia – Este significativo e sustentado crescimento da Kia Motors é resultado dos esforços de toda a empresa para fortalecer a marca e cultivar um apelo mais emocional para Kia e seus produtos entre os consumidores. Desde 2012, a campanha global da marca da Kia, uma batida diferente, permitiu a empresa enfatizar uma natureza vibrante, confiável e distinta para seus carros.

 

Uma das mais importantes conquistas nos últimos 12 meses foi a de primeiro lugar no ranking J.D. Power 2016 Initial Quality Study dos EUA. Classificado à frente de todos os outros fabricantes, esta é a primeira vez em 27 anos que uma marca não Premium levou a primeira colocação na avaliação de referência de qualidade do veículo na indústria automotiva.

 

A ascensão da Kia para o topo da classificação em 2016 foi impulsionada pelo desempenho líder do compacto crossover Sportage e o crossover urbano, Kia Soul. A marca também foi nomeada por J. D. Power como a terceira maior marca no ranking entre todos os fabricantes não Premium nos desempenhos Automotive, Execução e Layout (APEAL) para nova satisfação de veículos nos EUA.

 

A excelência da Kia em design continuou a ser reconhecida em 2016, com o novo Sportage e o sedã Optima, ambos recebendo influentes Red Dot e IF prêmios de design. Outros novos produtos e tecnologias reforçaram ainda mais a imagem da marca como o lançamento do veículo utilitário híbrido Niro e o novo Kia Cadenza. Em 2016 Consumer Electronics Show (CES), a Kia apresentou a sua visão para futuras tecnologias de condução autônoma e anunciou a sua nova sub-marca DriVE WISE, fortalecendo a filosofia da marca Kia em desenvolver veículos inteligentes e seguros com o Advanced Driver Assistance Systems (ADAS).

 

Interbrand Melhores Marcas Globais – O 17º relatório anual Best Global Brands da Interbrand identificou as 100 mais valiosas marcas globais ao analisar como uma marca atende às expectativas dos clientes. A metodologia da Interbrand foi o método pioneiro de avaliação de marcas certificada ISO. O ranking é baseado em uma combinação de atributos, cada um contribuindo para o valor acumulado: desempenho financeiro dos produtos e serviços, o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do cliente, bem como a força ao comandar um preço premium.