Jay Leno e a impressora Stratsys – Divulgação

A Stratasys anunciou uma parceria para garantir que a Big Dog Garage – a garagem onde Jay Leno, o famoso apresentador norte-americano de TV, mantém sua valiosa coleção de veículos raros – e a produtora de vídeos Big Dog Productions tenham acesso a impressoras 3D de tecnologia FDM. O objetivo é permitir a impressão em 3D de peças personalizadas, para que os veículos possam manter condições de uso normais.

Essa colaboração se baseia no Performance Partner Program da Stratasys, lançado no mês passado, para capacitar com as mais recentes tecnologias de manufatura aditiva aqueles que operam nos ambientes extremos do automobilismo competitivo, dos veículos clássicos e da aviação aos de última geração.

Clássico da coleção Jay Leno – Divulgação

Jay Leno e a Big Dog Garage já imprimem peças em 3D sob demanda por meio da iniciativa Stratasys Direct Manufacturing há 10 anos, mas, a partir de agora, eles terão acesso às principais soluções de manufatura aditiva da Stratasys, incluindo a impressora 3D Fortus 450mc com Fibra de Carbono FDM Nylon 12. A máquina simplifica, de forma muito eficiente, a produção de protótipos de peças e também de peças para uso final, usando material de fibra de carbono de alta performance.

Localizada em Burbank, na Califórnia, a Big Dog Garage abriga desde veículos a vapor e elétricos do início do século XX até superesportivos e carros modificados. Ao todo, são 169 carros e 117 motocicletas, incluindo um Oldsmobile Tornado de 1966, um Stanley Steamer Vanderbilt Cup Racer de 1906 e um caminhão tanque de algumas toneladas movido por uma locomotiva tanque. Os veículos são conservados por Leno em condições operacionais para uso imediato, e não como peças de museu.

Ford Galaxie 500 7 Liter, de 1966 – Divulgação

Jay Leno é um lendário comediante e apresentador de TV dos Estados Unidos. Atualmente, é diretor da Big Dog Productions e apresenta o programa sucesso de público Jay Leno’s Garage, do canal NBC, em que aborda assuntos relacionados ao universo automotivo, incluindo sua própria coleção de veículos, projetos de restauração e feiras para colecionadores.

Divulgação

“Como um amante de carros clássicos, estou sempre buscando superar os limites do que é possível na criação e recriação desses veículos, e a impressão 3D é parte desse processo”, diz Jay Leno. “Após trabalhar com a Stratasys e a Stratasys Direct durante anos, para impulsionar ao máximo a inovação em impressão 3D, estou muito animado com essa nova máquina chamada Fortus e para onde ela nos levará.”

Em conjunto com a equipe da Stratasys, Leno criou alguns dos mais modernos protótipos impressos em 3D, além de peças personalizadas para coleção automotiva. Por meio da impressão 3D, o apresentador pôde fabricar para seus veículos peças que não existem mais ou cuja fabricação por métodos tradicionais seria praticamente impossível, em razão de prazos muito extensos e dos custos proibitivos.

Firebird OHC em processo de restauro – Divulgação

“Jay é um dos pioneiros na adoção da impressão 3D. Ele percebeu o potencial da tecnologia para peças personalizadas e sob demanda desde o início, e a considera um componente fundamental para manter viva a paixão por veículos clássicos”, disse Pat Carey, vice-presidente sênior de Crescimento Estratégico da Stratasys nas Américas. “Mal podemos esperar para ver quais usos da impressão 3D eles apresentarão a seguir, porque, se eles podem sonhar, podemos imprimir em 3D.”

O programa Jay Leno’s Garage e a empresa Big Dog Productions são uma extensão do Performance Partner Program da Stratasys, reunindo líderes nas áreas de automobilismo, vela competitiva e a última geração de viagens supersônicas para ultrapassar os limites da manufatura aditiva nesses ambientes extremos. O grupo colaborativo inclui líderes como Team Penske, Joe Gibbs Racing, American Magic e Boom Supersonic.