Cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Jaguar Land Rover em Itatiaia - Divulgação

Cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) – Divulgação

A Jaguar Land Rover dá início à construção de sua fábrica em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 750 milhões. A cerimônia do lançamento da pedra fundamental contou com a participação do Governador do Rio de Janeiro e do CEO Global da Jaguar Land Rover, Ralf Speth. A empresa também anuncia planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina.

 

Tendo por base o bem-sucedido programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, o novo Centro da Jaguar Land Rover proporcionará aos participantes uma ampla gama de atividades em sala de aula, com o objetivo de ajudar crianças em idade escolar da região a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover no futuro. A Jaguar Land Rover tem um relacionamento próximo das comunidades localizadas nos arredores de suas fábricas pelo mundo. Apesar de a construção de sua fábrica no Brasil estar apenas no início, a empresa vem criando forte vínculo com as comunidades de Itatiaia e Resende.

 

Além do Centro, a Jaguar Land Rover lançou recentemente a primeira fase de seu programa Inspirando os Trabalhadores de Amanhã, na região de Itatiaia. Em conjunto como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) o conjunto oferece treinamento e experiências a jovens entre 17 e 26 anos, de forma a prepará-los para o trabalho na indústria automotiva. Este é o primeiro programa do gênero que a Jaguar Land Rover desenvolve fora do Reino Unido.

 

Land Rover Discovery Sport será o primeiro modelo produzido na planta industrial - Reprodução

Land Rover Discovery Sport será o primeiro modelo produzido na planta industrial – Reprodução

Produção – A Jaguar Land Rover é a primeira empresa britânica do ramo automotivo a investir na construção de uma fábrica no Brasil. Durante a primeira fase do programa, sua nova unidade industrial de 60 mil metros quadrados irá gerar cerca de 400 empregos diretos e terá capacidade para produzir até 24 mil veículos ao ano.

 

Como parte do comprometimento da Jaguar Land Rover com a indústria automotiva brasileira, a empresa irá utilizar na sua produção em Itatiaia uma série de componentes nacionais de fornecedores locais, além de importar outros componentes de sua rede global. Além disso, a empresa está investindo em serviços de assistência técnica de forma a auxiliar a rede de fornecedores locais e ampliar os índices de nacionalização futuramente.

 

O novo Discovery Sport foi confirmado como um dos veículos que a Jaguar Land Rover planeja construir no Brasil, com previsão de sair da linha de montagem em Itatiaia em 2016. Desde essa confirmação, feita pelos executivos da empresa durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Discovery Sport vêm recebendo uma aceitação bastante positiva por parte dos consumidores brasileiros. Com o início das construções no Brasil e com a abertura da sua fábrica na China em joint venture, a Jaguar Land Rover está começando a realizar seus planos de se tornar uma fabricante internacional de automóveis.