Solução alternativa para tetos panorâmicos reduz o peso em até 60% – Divulgação

Alinhadas às tendências das listas de desejos dos clientes do setor automotivo e à necessidade de reduzir o peso de todos os componentes do automóvel para minimizar as emissões de CO2, a BASF e o Grupo Antolin desenvolveram o Ultradur High Speed, novo Plástico de Engenharia para aplicações em interiores. Esse lançamento é uma solução de substituição ao aço pesado utilizado na sustentação dos tetos panorâmicos, sendo integrado ao acabamento do forro do veículo, que é feito a partir do levíssimo Poliuretano Elastoflex E 3943/134. Além disso, o material apresenta alta estabilidade dimensional e convence com excelentes propriedades mecânicas.

O design moderno e inovador dessas peças permite uma redução de peso de até 60% em comparação com outras soluções tradicionais. Esse material especial permite a injeção de grandes peças com desempenho único e excelente estabilidade dimensional, baixo empenamento em ciclos curtos, alta rigidez, alta resistência térmica e uma fluidez extraordinária.

“Uma das principais vantagens das peças de plástico recentemente projetadas é a mudança no processo. Ligamos a estrutura ao forro. Durante o processo de produção, a estrutura de reforço do teto panorâmico é fixada à parte interior do acabamento enquanto, ao mesmo tempo, a peça é formada no molde. Com isso, as etapas adicionais do processo são eliminadas e, adicionalmente, as tolerâncias durante a montagem são aprimoradas e a qualidade da peça final aumenta”, explica Enrique Fernandez do Grupo Antolin. “Além disso, o novo processo não envolve o uso de solventes nem gera emissões perigosas.”

“O novo Ultradur High Speed reologicamente modificado tem excelente fluidez, o que é fundamental para a obtenção de peças grandes e finas de acabamento interior. Além disso, considerando suas vantagens de processamento inéditas, conseguimos reduzir o peso sem perder rigidez e estabilidade dimensional em altas temperaturas”, diz Dirk Salzmann, gerente de Contas na divisão de Materiais de Performance da BASF.

Parceria é a chave do sucesso
Em estreita cooperação, ambas as empresas validaram com sucesso o Ultradur High Speed de Tereftalato de Polibutileno (PBT) em estruturas de plástico para forros panorâmicos abertos.

Após o pré-desenvolvimento com um cliente alemão, o primeiro projeto piloto foi lançado para um veículo campeão de vendas com resultados excepcionais. Mais oportunidades com essa solução foram identificadas para várias OEMs em escala global.