O serviço aproveita a experiência da IBM em nuvem híbrida para o desenvolvimento de soluções de veículos conectados com base em tecnologias open source – Divulgação

A IBM e a Mercedes anunciaram o desenvolvimento bem-sucedido do Urban Guard – Stolen Vehicle Help, um serviço lançado recentemente no aplicativo Mercedes me e projetado para ajudar a encontrar e recuperar veículos roubados. A solução se baseia na colaboração anterior entre IBM e Daimler, empresa controladora da Mercedes, para desenvolver serviços de carro conectado, como o ready to.

De acordo com o National Insurance Crime Bureau, uma organização com membros da indústria nos Estados Unidos, os roubos de automóveis tiveram um aumento de 9,2% em 2020. Os serviços digitais de automóveis conectados podem oferecer uma solução para ajudar a lidar com esse risco e aumentar as possibilidades da polícia recuperar veículos perdidos ou roubados.

Integrado ao aplicativo Mercedes me, o serviço Urban Guard – Stolen Vehicle Help foi projetado para ajudar os clientes e as autoridades a rastrear e recuperar veículos roubados. Dada a importância de atuar com velocidade em caso de roubo, o serviço Stolen Vehicle Help coleta dados relevantes do veículo e do cliente que podem ajudar a polícia a identificar e recuperar um veículo. Esses dados, juntamente com os dados de posição do veículo, são então compartilhados com as autoridades policiais por meio de um parceiro de serviço autorizado a se comunicar com as delegacias de polícia em todo o mundo.

Em estreita colaboração, IBM Global Business Services e Mercedes analisaram e definiram o processo de ponta a ponta: desde a experiência do cliente em caso de roubo até o processo de compartilhamento seguro de dados ao vivo e o processamento de back-end.

A área IBM Global Business Services desenvolveu o back-end usando tecnologias de código aberto nativas da nuvem, como a compilação Red Hat do Quarkus, para atingir um desempenho de alta velocidade. Como parceira na implementação, IBM Global Business Services oferece a interação técnica entre as várias partes envolvidas e os sistemas existentes, como APIs de dados do cliente e ferramentas de centro de atendimento.

“Cada vez mais os consumidores esperam e valorizam os serviços digitais conectados do mesmo modo que o desempenho de direção do veículo, o que significa que as experiências do carro conectado são tão importantes quanto a potência ou a condução”, disse Juergen Braun, Vice-presidente e Líder do setor industrial e automotivo da IBM DACH. “Desenvolver serviços de carros conectados que ajudem a proteger o investimento do proprietário é uma maneira significativa para a Mercedes aprofundar seu relacionamento com seus clientes, bem como se diferenciar”.

O serviço Urban Guard – Stolen Vehicle Help foi inicialmente disponibilizado para clientes europeus em novembro de 2020. Após esforços eficazes de recuperação, o serviço agora está disponível para clientes elegíveis em países selecionados da América do Norte e Ásia-Pacífico.