A disputa interna entre os pilotos da Mercedes continua, e com um erro de Lewis Hamilton em sua última tentativa, Nico Rosberg conquistou sábado (7) a pole position para o Grande Prêmio do Canadá, em Montreal. Esta foi a terceira pole de Rosberg, a segunda seguida, em sete provas. Voadores, os pilotos da Mercedes foram os únicos a andar abaixo de 1min15s, com 1min14s874 para Rosberg e 1min14s953 para Hamilton, respectivamente.
Pegando o carro pelo pescoço, o tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, foi o terceiro seguido do finlandês Valtteri Bottas e Felipe Massa, da Williams. O Top 10 foi formado por Daniel Ricciardo, da Red Bull, Fernando Alonso, da Ferrari, Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, Jenson Button, da McLaren e Kimi Räikkönen, da Ferrari.
Como foi – As equipes que usam motores Mercedes deram as cartas desde o Q1 ao colocar nada menos que sete carros nas primeiras posições. Poderia ser oito se o mexicano Sergio Perez (Force India) não perdesse o ponto de frenagem, rodar, e ainda assim fechou o treino de classificação na 16ª posição para passar para o Q2. O Q1 terminou com Lewis Hamilton, Kevin Magnussen, Nico Rosberg, Jenson Button, Felipe Massa, Valtteri Bottas e Nico Hülkenberg.
Ficaram de fora Pastor Maldonado (Lotus), Max Chilton (Marussia), Jules Bianchi (Marussia), Kamui Kobayashi (Caterham), Marcus Ericsson (Caterham) e Esteban Gutierrez (Sauber), que, mais uma vez, cometeu um erro de pilotagem no terceiro treino livre, deu uma pancada daquelas e, por isso, não participou da etapa de classificação. É, o clima não está nada bem na Sauber.
No Q2, surpresa! Felipe Massa desceu a bota e parou o cronômetro com o tempo de 1min15s773, o que lhe garantiu a primeirao posição do treino até o final, mas aí as Mercedes foram à pista e restabeleceram a ordem, com Hamilton, em primeiro seguido de Rosberg e Massa. Valtteri Bottas terminou em quarto. Menos risonho e mais compenetrado, Vettel foi sexto, uma posição atrás de seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, o quinto.
No Q3, Rosberg não perdeu tempo e assumiu o topo da tabela com a marca de 1min14s946, à frente de Hamilton (1min15s014), Bottas (1min15s550) e Massa (1min15s612). Vettel foi outro que não se curvou diante dos ótimos resultados obtidos por Ricciardo e cravou o terceiro tempo com 1min15s548, o primeiro depois das Mercedes. Não satisfeito, Rosberg ainda melhorou sua marca para 1min14s874, enquanto Hamilton errou, mas ficou em segundo. Valterri Bottas foi o quarto (1min15s550) e Felipe Massa em quinto.
A largada do GP do Canadá será dada às 15 horas (horário de Brasília).
F1, GP do Canadá, grid de largada: