Como são peças nitidamente copiadas, os fabricantes não têm nenhuma responsabilidade em caso de falha - Divulgação

Como são peças nitidamente copiadas, os fabricantes não têm nenhuma responsabilidade em caso de falha – Divulgação

 

A Gates vem novamente a público para pedir aos seus clientes que fiquem atentos na hora de comprar correias sincronizadoras. Infelizmente, foram encontrados novos lotes de produtos copiados no mercado. Vendidas como peças originais, são itens com baixíssima qualidade e totalmente fora dos padrões. Podem causar um grande prejuízo para os mecânicos e colocar em risco os usuários dos veículos.

 

Em 2015, as fraudes envolveram as correias dos motores Volkswagen Power 1.0 e GM Família I. Agora, os focos são a Fiat e a Renault, nas seguintes aplicações:

 

Correia sincronizadora 40956x22XS, usada nos modelos Fiat Fire 1.0 8V (2001 em diante) e 1.4 16V (incluindo as versões T-Jet e MultiAir a partir de 2008). O código gravado na correia copiada é o 80 3 JB 134/133/132.

 

Correia sincronizadora 40850x27XS, polia T41237 e tensionador T43064, usados nos motores Renault 1.6 16V. As peças são vendidas como um kit original. O código gravado na correia copiada é o 192 3 JB 141/140/139/138.

 

Os profissionais da reposição devem desconfiar de representantes que entregam os itens na hora, com preços abaixo do mercado ou usam discursos duvidosos, como dizer que “foi demitido e recebeu a rescisão em peças”. Também é importante notar como as correias estão acondicionadas. Os copiadores costumam usam embalagens com padrões antigos, caixas brancas, sacos plásticos ou até fita adesiva.

 

A melhor forma de evitar problemas é sempre comprar as correias nos distribuidores oficiais da Gates e guardar as notas fiscais de cada pedido. “Recibos feitos à mão ou promessas de procedência da mercadoria não garantem absolutamente nada. Como são peças nitidamente copiadas, os fabricantes não têm nenhuma responsabilidade em caso de falha”, alerta o gerente de marketing Fabio Murta.

 

Apesar de não possuir qualquer ligação com o problema, uma vez que se trata de uma fraude, a Gates está colocando suas equipes de vendas e assistência técnica à disposição dos varejistas, frotistas e mecânicos para tirar qualquer dúvida sobre as correias copiadas. Os profissionais podem entrar em contato pela linha direta gratuita 0800-274-2837, pelo e-mail suportetecnico@gates.com ou pessoalmente.