Divulgação

 

Muito calor e umidade, vidros fechados, ar-condicionado no máximo e trânsito intenso, seja a caminho do trabalho ou numa viagem para aproveitar o verão. Essa combinação pode provocar diversos problemas de saúde, principalmente quando a limpeza interna do veículo, a higienização do conjunto de ventilação e a troca periódica do filtro são malfeitas ou ignoradas.

 

Para facilitar a manutenção dos principais modelos nacionais e importados, a Fram ampliou o catálogo de filtros da cabine com 32 novos produtos e passou a contar com mais de 1.000 aplicações diferentes nas linhas leve, pesada e agrícola. Todos os componentes são fabricados conforme os padrões originais das montadoras e com a alta qualidade do grupo Sogefi.

 

Completa – Para acompanhar a evolução da frota, os trabalhos de desenvolvimento não param. Recentemente, a Fram lançou filtros da cabine para o Audi A3 Sedan, Chevrolet S10 e Trailblazer, Chery Celer, Ford Edge, Hyundai Creta e Tucson, JAC J6, Kia Soul e Sportage, Nissan Kicks, Renault Captur e Kwid, Toyota Etios e Volkswagen Golf, entre outras dezenas de seminovos.

 

No total, estão disponíveis filtros para os sistemas de climatização e ventilação de mais de 40 marcas de automóveis, utilitários, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e equipamentos de construção. A linha completa da Fram pode ser encontrada em distribuidores, lojas de autopeças, postos de serviço, trocas de óleo, auto centers e oficinas de todo o país.

 

Cuidados na Troca – Na hora da manutenção, a equipe técnica da Fram alerta que os donos dos veículos ou gestores de frotas devem tomar certos cuidados para preservar a saúde das pessoas. Primeiro, é preciso comprar o filtro indicado exatamente para o modelo e escolher um produto com qualidade original, capaz de reter os principais poluentes e contaminantes do ar.

 

Com as novas tecnologias, encontrar os filtros corretos para cada aplicação é muito fácil. A Fram, por exemplo, conta com catálogos impressos, ferramentas de busca na internet (em www.fram.com.br e www.filtrosfram.totalmobi.net) e aplicativos para celulares e tablets (iOS, Android e Windows). Em minutos, é possível localizar os códigos necessários.

 

Atenção aos Prazos – Também é muito importante respeitar os intervalos de troca do filtro descritos no manual e realizar uma inspeção a cada seis meses. Se o veículo rodar em condições extremas, com muita poluição ou poeira, a atenção deve ser maior. Os motoristas ainda precisam ficar atentos aos primeiros sinais de problemas, como o cheiro de mofo, as crises alérgicas e a ventilação fraca.

 

Por último, apesar da substituição do filtro da cabine ajudar a manter os dutos e o evaporador mais limpos, é preciso fazer a higienização do circuito depois de certo tempo e, em casos mais extremos, até uma desmontagem completa. As oficinas especializadas costumam usar microcâmeras para avaliar qual é o nível de sujeira e o reparo indicado para cada situação.

“Quando ligamos a ventilação interna, o sistema suga todos os gases tóxicos, fuligens, poeiras, pólens, fungos, insetos e microrganismos presentes no ar. O filtro é a maior proteção contra esses contaminantes. A qualidade do ar dentro de um carro sem a manutenção correta é pior do que nas ruas mais poluídas”, alerta Ronilso Toledo, supervisor de assistência técnica da Sogefi.