A Fórmula Inter nasce com fôlego e respaldo para ser a principal categoria de monopostos - Foto: Rodrigo Ruiz

A Fórmula Inter nasce com fôlego e respaldo para ser a principal categoria de monopostos – Foto: Rodrigo Ruiz

 

A mais inovadora modalidade do automobilismo brasileiro fez a sua apresentação dinâmica no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, Autódromo de Piracicaba (ECPA), interior do Estado de São Paulo. A Fórmula Inter realizou o seu primeiro teste coletivo na Capital do Etanol, combustível que vai movimentar em alta velocidade os monopostos da categoria que entrará na programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp).

 

Marcos Galassi, fundador da Fórmula Inter - Foto: Rodrigo Ruiz

Marcos Galassi, fundador da Fórmula Inter – Foto: Rodrigo Ruiz

 

“Para nós é motivo de muito orgulho ter chegado até aqui, afinal somos hoje uma excelente opção de desenvolvimento profissional para pilotos e novos profissionais que desejam se dedicar ao automobilismo profissional e que muitas vezes encontram um mercado cada vez mais proibitivo à sua frente. Além disso, iniciamos nossa trajetória apoiados por importantes parceiros estratégicos, que sem dúvida irão somar esforços e valores para que venhamos a ser a maior categoria de fórmula do País”, comemora Marcos Galassi, diretor Geral da categoria.

 

Cerca de 95% dos componentes do monoposto são de fabricação própria - Foto Rodrigo Ruiz

Cerca de 95% dos componentes do monoposto são de fabricação própria – Foto Rodrigo Ruiz

 

O carro – O Fórmula Inter foi totalmente projetado e construído no Brasil. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes por meio de softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional. Trata-se de um trabalho combinado, que envolveu as experiências de um dos mais tradicionais construtores de carros de corrida do Brasil, José Minelli, somada a dos estudantes de engenharia da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), responsáveis pelos projetos dos Fórmula SAE desenvolvidos por aquela instituição, e vencedores de competições internacionais.

 

Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e são produzidos na fábrica da Formula Inter em São Paulo, adotando soluções sustentáveis como combustível etanol e pintura com tinta a base de água. O carro tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design – CFD) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1. A carenagem e as asas foram produzidas pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento.

 

Idealizadores reuniram desempenho e segurança - Foto: Rodrigo Ruiz

Idealizadores reuniram desempenho e segurança – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Além de ter crash box dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral –, e pelo habitáculo em fibra de carbono e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é com painel eletrônico on-board (embarcado, em português). O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.

 

O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio produzida pela própria Fórmula Inter com 5 marchas em “H”. A velocidade máxima projetada em Interlagos aproxima-se dos 250 km/h.

 

“Segurança, desempenho, competitividade, aprendizado, profissionalismo e baixos custos são os pilares que nos motivam a criar uma categoria completamente nova, com ideias novas, que refletem todo o potencial que nosso País tem no desenvolvimento do esporte a motor”, enaltece o executivo.

 

Como Participar – O modelo de participação será o de locação, através de uma organização única, e compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada. Trata-se de uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.

 

Inclusos no pacote estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos oficiais, classificações e corridas, de acordo com o regulamento técnico e desportivo a ser publicado em breve. O valor da locação por prova para a temporada é de R$ 13.990,00 por etapa, para o pacote de 11 etapas.

 

O experiente ex-piloto Roberto Pupo Moreno é o reitor da Academia Fórmula Inter - Foto: Rodrigo Ruiz

O experiente ex-piloto Roberto Pupo Moreno é o reitor da Academia Fórmula Inter – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Incubadora de pilotos – A Incubadora de pilotos Fórmula Inter, iniciativa inédita no Brasil, é um programa que tem como objetivo formar jovens que sonham em ser piloto de automobilismo através de um programa subsidiado.

 

A primeira turma da Incubadora Fórmula Inter é formada por Daniel Mageste (RJ), Thiago Izequiel (RJ), João Bedin (SC), André Giotto (SC), Silvano Fernandes (RS), Nikolas Gaigalas (SP), Leandro Montalvão (SP), Luiz Júnior (SP) e Luan Giraldi (SP).

 

Esses 16 jovens começam a escreve a história da Fórmula Inter - Foto: Rodrigo Ruiz

Esses 16 jovens começam a escrever a história da Fórmula Inter – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Muito mais que pilotar, o profissional do automobilismo deve estar preparado para todos os desafios de uma carreira extremamente competitiva. A missão da Formula Inter é oferecer os meios e a experiência de quem já chegou lá para criar oportunidade de capacitação profissional dos pilotos.

 

Por isso, a categoria oferece a todos os seus pilotos acesso à Academia Fórmula Inter, que irá ministrar aulas de mecânica, tecnologia de dados, técnicas de pilotagem, media training, marketing e vendas, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão, tudo sob a supervisão do reitor Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy.

 

“Temos a experiência de todos os profissionais competentes que fazem parte da Fórmula Inter, e que estarão envolvidos em todas as etapas durante a passagem do piloto por ela e certamente vão contribuir para seu crescimento e para sua realização pessoal. Por isso foi formada a Academia Fórmula Inter, uma universidade para os nossos jovens talentos e futuros campeões”, anuncia Marcos Galassi.

 

Bem estruturada, a categoria surge apoiada por grandes fornecedores - Foto: Rodrigo Ruiz

Bem estruturada, a categoria surge apoiada por grandes fornecedores – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Fórmula Inter – O nome Fórmula Inter é uma homenagem a Interlagos, um dos circuitos mais famosos do mundo. Lugar onde tantos fizeram história, onde tantos sonhos e paixões marcaram para sempre a nossa memória. “É esse lugar que nos inspira e será o berço de muitas outras histórias que ainda vamos contar”, reverencia Galassi.

 

Mídia – A Fórmula Inter terá amplo espaço nos mais variados segmentos de mídia, incluindo a veiculação de cerca de 90 minutos mensais destinados a apresentar um “reality-show” e também suas provas para todo o País, através do Bandsports. A série de televisão produzida pela própria categoria mostrará os bastidores da competição, seus pilotos e equipes, numa abordagem inédita no automobilismo profissional brasileiro. Adicionalmente, a categoria contará com uma ampla ativação, via os principais serviços de mídia social.

 

Reunião da Família Fórmula Inter - Foto: Rodrigo Ruiz

Reunião da Família Fórmula Inter – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Parceiros – A Fórmula Inter dá início à sua caminhada revolucionária trazendo consigo importantes parceiros estratégicos que irão contribuir para seu crescimento e sustentação no automobilismo nacional. Todos eles agregam as melhores práticas em tecnologia e sustentabilidade, além de valores afinados com os da categoria, contribuindo assim para sua disseminação entre seus pilotos e todos os fãs do automobilismo:

 

Equipada com motor 2,0 litros e câmbio de 5 velocidades, a velocidade máxima projetada é de 250 Km/h, em Interlagos - Foto: Rodrigo Ruiz

Equipada com motor 2,0 l e câmbio de 5 velocidades, a velocidade máxima pode chegar 250 Km/h – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Pirelli – A Pirelli é a fornecedora oficial de pneus da Fórmula Inter. A fabricante italiana oferece duas linhas de pneus fabricadas no Brasil, na planta de Campinas (SP), o P Zero, para clima seco, e o Cinturato, para pista molhada. O composto para chuva conta com marcação lateral em azul, já famosa em competições internacionais. A principal diferença em relação ao modelo slick (liso, em português), para asfalto seco, é a presença de sulcos na banda de rodagem, responsáveis por dissipar a água da chuva e, assim, garantir maior aderência do pneu à pista.

 

Sobre o acordo firmado com a categoria, Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli explica: “Para nós da Pirelli, participar da mais nova iniciativa do automobilismo brasileiro é estimulante. Por sermos uma empresa tão envolvida neste segmento, é natural que estejamos juntos para ajudar no caminho de crescimento de novas promessas para o esporte”.

 

Bosch – A Bosch e Fórmula Inter têm interesses comuns no fomento do automobilismo nacional, na disseminação de tecnologias avançadas relacionadas a veículos de competição e na formação e desenvolvimento de profissionais para o segmento do motorsport brasileiro. Tais interesses viabilizam que Fórmula Inter e Bosch, pioneiramente, venham a criar a primeira Academia Técnica do Motorsport do mercado brasileiro, e que terá como base o Centro de Treinamento Técnico da Bosch em Campinas (SP), oferecendo cursos com mais de uma dezena de disciplinas voltadas ao segmento, incluindo grades curriculares com cerca de 200 horas de cursos envolvendo teoria e prática, ministradas complementarmente também na Fábrica da Fórmula Inter em São Paulo, bem como durante suas provas.

 

Todos os cursos irão emitir um Certificado do Centro de Treinamento Automotivo Bosch e abrirão as portas para estágios na própria Fórmula Inter e outras categorias internacionais onde a Bosch atua com parcerias estratégicas, tais como a DTM Alemã. Ainda, como resultado deste acordo, está o desenvolvimento do Carro do Futuro, um Fórmula Inter integrando o melhor da tecnologia mundial Bosch, que será utilizado como referencial tecnológico para implementações futuras na categoria.

 

“Estamos muito orgulhosos desta parceria, pois ela aponta para o desenvolvimento de pessoas, recursos humanos e tecnologias necessárias para o surgimento de um mercado cada vez mais autossustentável visando o desenvolvimento de um automobilismo brasileiro dentro dos melhores padrões internacionais”, comemora Marcos Galassi, diretor geral da Fórmula Inter.

 

UNICA – A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), maior organização representativa do setor de açúcar e bioetanol do Brasil, será fornecedora oficial de etanol para a Fórmula Inter, que em comparação com a gasolina, aumenta a potência do motor e ainda reduz em até 90% as emissões de CO². A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, acredita que a Fórmula Inter, a exemplo da categoria estadosunidense Fórmula Indy, que também usa o mesmo combustível renovável, pode se tornar uma importante plataforma de desenvolvimento tecnológico e marketing para a indústria automotiva de baixo carbono no Brasil, principalmente no segmento esportivo.

 

“Usar o biocombustível brasileiro em veículos de alta potência fabricado quase que inteiramente no País faz todo o sentido, não apenas pelo fato de produzirmos o etanol mais eficiente e sustentável do mundo, mas também porque a indústria da cana traz enorme prosperidade socioeconômica à nação”, afirma a presidente da UNICA, destacando que, sendo a primeira fonte de energia renovável do Brasil, a cadeia sucroenergética gera mais um milhão de empregos diretos e movimenta um valor bruto que supera os US$ 100 bilhões anualmente.

 

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2015/16, o Brasil produziu aproximadamente 617 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol.

 

Carro tem dimensões generosas - Foto: Rodrigo Ruiz

Carro tem dimensões generosas – Foto: Rodrigo Ruiz

 

Sparco – A Sparco é reconhecida mundialmente como líder absoluta no Mundo do Motorsport, com distribuição em 60 países e subsidiarias no Brasil, nos EUA e Tunísia. O primeiro campeonato de F1 conquistado com um macacão Sparco foi em 1983, usado pelo brasileiro Nelson Piquet. A Sparco começou produzindo macacões, luvas, sapatilhas e outros artigos de segurança para pilotos, mas produz em larga escala bancos, volantes e outros acessórios para atender as exigências de um mercado vasto.

 

Além de fornecer equipamentos de segurança para carros e pilotos de corrida, estando presente nas equipes das principais categorias mundiais, se destaca também no mercado OEM por fornecer produtos para as melhores marcas de “super carros esportivos”, como Ford, Fiat, Ferrari, Lamborghini, Bugatti, Maserati, Bentley, Alfa Romeo, entre outros.

 

Com a experiência adquirida no Mundo do Motorsports e no fornecimento para OEM, a Sparco oferece também uma linha completa para personalização de veículos (volantes esportivos, alavancas de câmbio, pedaleiras, bancos, cintos de segurança, tapetes, manoplas de freios, entre outros), além de ter também uma linha chamada Sportswear (roupas, bolsas, bonés, entre outros).

 

Além desses, a Fórmula Inter conta ainda com outros fornecedores que viabilizam a oferta da melhor tecnologia e elementos de segurança, são eles: Pro Tune Electronics, Bilstein Amortecedores, Eibach Molas, Espaço Real Modelação, Magnivisão Fundição, Techspeed, entre outros.

 

Fórmula Inter

Ficha técnica

Monoposto: F-Inter MG-15

Construtor: Minelli Racing

Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado

Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.

Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 êmbolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.

Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.

Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira

Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros

Caixa de Direção: Minelli Racing

Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros

Combustível: etanol

Pintura: Sherwin Williams à base d’água

Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco

Banco de segurança: em fibra de carbono, removível

Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito

Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido

Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças

Aerofólio: Regulável de 0 a 11 graus, com 1.000mm de comprimento.

Asa: Fixa em 11 graus, com 1.800mm de comprimento

Flaps: Dianteiro 4 unidades reguláveis de 0 a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.

Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo

Dimensões:

Comprimento total: 4.320mm

Largura total: 1.800mm

Altura máxima: 1.000mm

Entre eixos: 2.465mm

Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm

Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.

Peso: 520 kg sem combustível.

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas

Coletor de admissão e escape: Minelli Racing

Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água

Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems

Potência: 191 hp a 6000 rpm

Torque: 21 kgfm a 6000 rpm

Câmbio: 5 marchas em H

Fonte: Fórmula Inter

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