Dodge RAM – Divulgação

A Dodge fez história com seu desempenho no Estudo de Qualidade Inicial 2020 da J.D. Power (IQS na sigla em inglês). A marca empatou com outra empresa no primeiro lugar entre 31 concorrentes, tornando-se a primeira marca norte-americana a alcançar o topo no respeitado levantamento realizado há 34 anos nos Estados Unidos e que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade. A marca de desempenho da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) saltou sete posições em relação aos resultados do ano passado.

A marca Ram seguiu de perto, subindo para o terceiro lugar – um enorme salto em relação à 21ª colocação obtida em 2019. A principal causa foi a recente renovação da linha de picapes, como a nova geração da 1500 e a modernização da família Heavy Duty, da qual faz parte a 2500 vendida no Brasil.

Dodge Journey – Divulgação

Entre 75 fábricas nas Américas, a planta de Toluca, no México (onde é feito o Dodge Journey e o Jeep Compass para a América do Norte), ganhou o Gold Award pela qualidade de manufatura. Por sua vez, a unidade de Belvidere, nos EUA (berço do Jeep Cherokee, conquistou o Bronze Award. Dessa forma, o desempenho geral da FCA subiu cinco posições, chegando ao quarto lugar entre as 15 empresas avaliadas pela J.D. Power.

É a primeira vez na história do estudo que a FCA superou a média da indústria. A J.D. Power usa como parâmetro o número de problemas relatados a cada 100 veículos. Com 153 ocorrências, a FCA teve 13 a menos que a média da indústria e 10 a menos que o concorrente mais próximo.

Dodge Charger SRT Hellcat – Divulgação

“Esses resultados refletem a atitude incansável e obstinada da nossa equipe”, disse Mark Champine, diretor de Qualidade da FCA para a América do Norte. “Nosso foco completo é o cliente e esses resultados reforçam que estamos atingindo o alvo. A equipe ficará inspirada e motivada para continuar a avançar.”

Para completar, a marca Jeep saltou seis posições no IQS, conquistando o 11º lugar – a melhor posição de todos os tempos no estudo anual, que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade.