Colocar na agenda do país o debate sobre a eficiência energética no sistema logístico de transportes, bem como apresentar iniciativas que resultem em modelo sustentável e competitivo. Com esse objetivo, o Instituto Besc realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, o V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (FFV2016). “Não há progresso e nem desenvolvimento econômico sem logística de transporte. Ainda que ocorra um colapso econômico mundial, a atividade de transporte continuará crescendo a passos rápidos, exigindo combustível e infraestrutura. O Brasil tem necessidade de políticas pública-privadas efetivas e contínuas para atender à forte demanda da sociedade por bens e serviços. Essas são razões mais do que relevantes para reunir esforços em torno do tema.”, diz Jussara Ribeiro, presidente do Instituto.

 

O Seminário traz em seu programa uma ampla visão dos modais da cadeia logística e dos desafios impostos ao setor. “Inovações tecnológicas com desenvolvimento de novos materiais e adoção de novas práticas, resultarão inexoravelmente na redução de custos operacionais, no aumento da competitividade das nossas empresas e, consequentemente, na redução das emissões de gases poluentes na atmosfera, que são nocivos à vida no planeta. O Frotas & Fretes Verdes é, justamente, por tudo isso, um fórum para fomentar as soluções para o presente e o futuro do país”, afirma Jussara. 

 

Seguindo a linha das edições anteriores, o FFV2016 conta com a participação de lideranças nacionais e internacionais. Entre as presenças já confirmadas estão: Flávio Presezniak, gerente de projetos especiais da Nissan; Rogério Rezende, diretor de Assuntos Governamentais da Scania e vice-presidente da Anfavea; Maria Angélica Santoro, consultora de Meio Ambiente da Petrobras Distribuidora; Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); Ricardo Ruiz, diretor de Logística do Magazine Luiza; Marcio D’Agosto, professor da COPPE/UFRJ; Cesar Meireles, diretor executivo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol); Marcelo Gonçalves, supervisor do Centro de Pesquisa em Biocombustíveis da Embraer.

 

“Para alcançar uma logística sustentável, é preciso envolver e conscientizar todos e não somente a cadeia logística de transporte, propriamente dita. Toda atividade industrial, comercial e de serviços, ou melhor, toda atividade humana envolve transporte, seja de pessoas ou de cargas. Portanto, usuários, embarcadores, transportadores e governos precisam estar conscientes da sua responsabilidade na atividade de ‘transportar’ ou ‘transportar-se’ com sustentabilidade. ” ressalta a presidente do Instituto Besc. “Com esse foco em mente, vamos premiar empresas e profissionais que se destacaram durante o ano pelo seu desempenho direcionado às iniciativas e que representem maior competitividade para nossas empresas com sustentabilidade e inovação no setor”.

 

Premiação – O Troféu Frotas & Fretes Verdes é um incentivo para que empresas e profissionais que atuam em benefício dos setores de transporte sejam reconhecidos por suas ações, nas categorias: Comunicador Social; Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto; Executivo Destaque e Pesquisador Individual. Na edição de 2015 estavam entre os vencedores: Richard Magdalena Stephan, do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da COPPE/UFRJ; e as empresas Gasmig e Scania Latin America.

 

Serviço:

V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

Mais informações e inscrições abertas no site

Data: 23 e 24 de novembro de 2016.

Local: Hotel Intercontinental – Alameda Santos, 1.123 – Jardim Paulista, São Paulo – SP