Civic Type R Limited Edition bate recorde Suzuka – Divulgação

O Honda Civic Type R, versão superesportiva do Civic de 10ª Geração, estabeleceu um novo recorde de volta no circuito de Suzuka, no Japão, em sua variante mais extrema, o Civic Type R Limited Edition, com o tempo de 2 minutos e 23,993 segundos, se tornando o veículo de tração dianteira mais rápido no traçado japonês. Com 5,8 km, a pista é famosa por suas chicanes de alta velocidade e curvas desafiadoras, construída em um layout de 8, que inclui uma longa reta de 1,2 km.

Construído com componentes leves, aprimoramentos de suspensão e direção, bem como um interior despojado, com foco total no motorista, o Civic Type R Limited Edition superou os limites do possível em um veículo de tração dianteira, em uma das pistas mais desafiadoras do automobilismo mundial.

O Autódromo de Suzuka é considerado um destaque no calendário da Fórmula 1 e também é uma importante base de testes para o desenvolvimento de veículos e motores Honda de alta performance, desde 1962. A pista foi construída com base nas orientações do fundador e presidente da empresa, Soichiro Honda, que disse: “Os automóveis não podem ser melhorados se não forem testados em circuitos de corrida”.

A volta recorde foi obtida em um carro de desenvolvimento da edição limitada do Type R, que passou por sua avaliação final de desempenho em fevereiro de 2020. O modelo apresentava as mesmas especificações técnicas representativas da versão de produção, sem alterações de desempenho. Essa versão limitada do Type R está sendo produzida no Reino Unido, para comercialização nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Hideki Kakinuma, líder de projeto do Civic Type R explica que “a edição limitada do Type R reflete a dedicação da Honda em refinar a essência e o prazer de dirigir do Type R como um carro esportivo e exceder as expectativas dos nossos clientes. A equipe de engenharia e eu adotamos um espírito de competição, que foi transmitida por gerações, e é essa forte paixão que está impulsionando a evolução do Civic Type R para se tornar o carro esportivo ideal. “

Ele complementa: “Para essa mudança de modelo, a velocidade foi ainda mais buscada, em colaboração com a Honda Racing Development (HRD) Sakura, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do automobilismo na Honda. Essa parceria levou ao estabelecimento do recorde de volta do Type R no circuito de Suzuka, uma pista muitas vezes descrita como um dos maiores circuitos do mundo”.

Hideki Kakinuma – Divulgação

O Civic Type R Limited Edition se beneficia da excelente dinâmica e desempenho do Type R. A edição imitada recebeu rodas de liga leve forjadas da BBS, desenvolvidas especialmente para o esportivo, com 20 polegadas, que são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup2, permitindo a máxima performance e alta aderência em condições extremas.

Acompanhando os aprimoramentos, o Type R Limited Edition recebeu melhorias no conjunto de suspensão e direção, com uma calibragem específica dos amortecedores adaptativos e do sistema de direção EPS.

“Durante os testes, a introdução de um novo conjunto de freios flutuantes de duas pinças reforçou a sensação de frenagem e a força de desaceleração, exatamente como pretendido pelo motorista”, complementa Kakinuma. “Combinado com a melhoria do desempenho do controle de carga, o resultado foi uma redução do tempo de frenagem e desempenho excepcional nas curvas em alta velocidade, permitindo um controle preciso na desafiadora curva S e, consequentemente, na saída da curva Spoon, do autódromo de Suzuka.

Além do desempenho superior na frenagem, a aderência obtida com os pneus Michelin Cup2 e as atualizações nos sistemas de suspensão e direção, forneceram ao veículo uma dinâmica e controle altamente eficientes, para lidar com facilidade com as mudanças de direção em alta velocidade que ocorrem nos S deste circuito”.

O engenheiro complementa que “a redução da massa não suspensa, pelo uso de rodas forjadas mais leves, aprimorou ainda mais a aderência e aumentou a tração durante a aceleração nas duas apertadas curvas Degner e na famosa curva 130R. Um aprimoramento no sistema de arrefecimento do motor também permitiu que o veículo aproveitasse os 320 cv para atingir a velocidade máxima na reta oposta, no fim da volta. Todos esses avanços alcançados nesta edição limitada do Type R foram comprovados pelo tempo registrado no circuito de Suzuka.”

O novo Civic Type R Limited Edition utiliza o poderoso motor 2.0 VTEC Turbo, que entrega 320 cv aos 6.500 rpm e torque máximo de 40,8 kgf.m entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. O 0 a 100 km/h é alcançado em 5,7 segundos.

Crédito: Honda

A série limitada estará disponível em uma nova cor exclusiva, a Sunlight Yellow, e trará logotipo Civic em dark chrome na traseira e um teto contrastante em preto brilhante, bem como outros detalhes no mesmo tom do teto, para completar seu estilo agressivo.

O interior da versão flagship ecoa a veia esportiva da Honda, com bancos concha vermelhos e uma placa indicando o número da versão limitada do Civic Type R Limited Edition. O volante é revestido de Alcântara, enquanto a alavanca de câmbio traz um novo design em gota, permitindo ao condutor um grande senso de controle, mesmo em circuitos muito técnicos como o de Suzuka.

A natureza do modelo, que é focado em pista, fez com que equipamentos como o sistema multimídia e o ar condicionado fossem removidos para reduzir peso, enquanto os bancos traseiros foram mantidos para que a versão limitada do Civic Type R trouxesse a usabilidade diária que é um dos grandes valores do modelo.

Com os novos pneus e rodas, em conjunto com os componentes ultraleves adotados e um interior aliviado, o Civic Type R Limited Edition alcançou uma redução de 47 kg no seu peso total, se comparado à versão Type R GT.

“O avançado Type R que eu visualizei no começo deste desenvolvimento é agora uma realidade, e eu estou extremamente satisfeito com os resultados e como nossos esforços foram compensados. A missão do Civic Type R é continuar a ser considerado um veículo extremo. Não há fim para esse desafio. Nós acreditamos que esse modelo aprimorado permitirá que o Civic Type R dê um passo à frente na visão da Honda de desenvolver o esportivo ideal,”, conclui Kakinuma.