Cesar Ramos no Audi R8 LMS. Vitória na estreia (Divulgação)

Cesar Ramos no Audi R8 LMS. Vitória na estreia (Divulgação)

Imagine alguns milhões de dólares representados por carros dos sonhos, aqueles os quais você vê vez ou outra pelas ruas e torce o pescoço para tentar ver algum detalhezinho por menor que seja e sonha ter uma na garagem da sua casa. Com um lote de Audi R8 LMS e Ultra, BMW Z4, Mercedes SLS AMG GT3, Lamborghini Gallardo, Ferrari 458 e McLaren MP4-12 deram a largada do Blancpain Sprint Series – o Mundial de GT (Gran Turismo) – na abertura da temporada 2014, realizada domingo (20), no circuito Paul Armagnac, em Nogaro, França, que amanheceu chuvoso. O domingo de Páscoa marcou a estreia do gaúcho César Ramos, que ao lado de seu parceiro, o belga Laurens Vanthoor, colocou o Brasil pela primeira vez no lugar mais alto do pódio da categoria. O coelho que desculpe, mas o domingo foi de Ramos. Com louvor.

 

Alguns podem considerar que foi uma vitória sem muita importância, afinal foi uma corrida de classificação para definir a ordem de largada para a prova principal disputada na manhã de segunda-feira (21). O pódio teve outros representantes brasileiros, a dupla Cacá Bueno/Sergio Jimenez, (BMW Team Brasil), com BMW Z4, terminou em terceiro, em função da desclassificação por problemas técnicos no carro da dupla Enzo Ide/Rene Rast (WRT – Audi R8), atrás do dueto Niki Mayer-Melnhof/Markus Winkelhock, Phoenix Racing, com Audi R8 LMS Ultra em segundo melhor colocado.

 

BMW Z4 de Cacá Bueno/Sergio Jimenez (Divulgação)

BMW Z4 de Cacá Bueno/Sergio Jimenez (Divulgação)

Vanthoor, o atual campeão da categoria, fez a largada para a corrida de uma hora de duração e troca de pilotos entre os minutos 25 e 35. Partindo da segunda posição no grid, logo na primeira volta assumiu a ponta, que estava com o pole, o holandês Jeoren Bleekemolen, com Lamborghini da Grasser Racing. Entregou o carro para César na liderança, com vantagem de 24 segundos. César assumiu o volante e com todo cuidado levou o Audi R8 #1 até a bandeirada, mantendo uma margem confortável na liderança, sem ser ameaçado em nenhum momento. Estreia em time campeão com vitória, vamos combinar, é prenúncio de boa temporada, e quem sabe, um título inédito.

 

“Incrível! Melhor impossível para começar a temporada. O Laurens fez um trabalho perfeito e me entregou o carro em primeiro, com bastante vantagem, então só me preocupei em não cometer erros e principalmente ser paciente para passar os retardatários que atrapalharam muito. A equipe fez um trabalho perfeito e um pit stop muito bom. Na verdade, trabalhamos muito para isso. Na pré-temporada realizamos um dia de testes em Nogaro e sob chuva, acredito que isso certamente ajudou muito também a nossa performance hoje. Amanhã largamos na pole na corrida principal e nosso objetivo é a vitória”, comemorou César.

 

Participam do Blancpain Sprint Series outros quatro brasileiros: Cacá Bueno/Sérgio Jimenez, que largou em 9º, terminou em 3º. Lugar, em função da desclassificação do segundo colocado; e Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf, que largou em 10º, teve um pneu furado e terminou em 18º. Imprevistos de corrida. Mas o esquadrão brasileiro deixou claro que não está no campeonato por acaso. Vai incomodar. No total estão inscritos 20 carros de seis marcas de prestígio e nada menos que seis ex-pilotos de Fórmula 1: Andrea Montermini, Alex Zanardi, Giorgio Pantani, Marcus Winkelhock, Nelsinho Piquet e Tomas Enge.

 

Classificação corrida e ordem de largada da corrida principal:

 

1º) César Ramos/Laurens Vanthoor, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS

2º) Niki Mayer-Melnhof/Markus Winkelhock, Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra,

3º) Sergio Jimenez/Cacá Bueno, BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4,

4º) Gregory Guilvert/Stephane Ortelli, G-Drive Racing, Audi R8 LMS Ultra,

5º) Maximilian Buhk/Maximilian Gotz, HTP Motorsport, Mercedes SLS AMG GT3,

6º) Sergei Afanasiev/Stef Dusseldorp, HTP Motorsport, Mercedes SLS AMG GT3,

7º) Mateusz Lisowski/Vicent Abril, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS

8º) Filip Salaquarda/Andrea Montermini, Scuderia Villorba Corse, Ferrari 458

9º) Tomas Enge/Sascha Halek, Grasser Racing Team, Lamborghini FLII,

10º) Alessandro Latif/Marc Basseng, Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra,

11º) Fabio Onidi/Giorgio Pantano, Bhaitech, McLaren MP4-12C,

12º) Marc A. Hayek/Peter Kox, Blancpain Racing, Lamborghini FLII,

13º) Miguel Toril/Nico Bastian, Fortec Motorsports, Mercedes SLS AMG GT3

14º) Alex Zanardi, ROAL Motorsport, BMW Z4,

15º) David Fumanelli/Stefano Colombo, ROAL Motorsport, BMW Z4,

16º) Sten Pentus/Daniel LloydBhaitechMcLaren MP4-12C1

17º) Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen, Grasser Racing, Team Lamborghini FLII

18º) Matheus Stumpf/Nelson Piquet Jr, BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW

19º) Enzo Ide/Rene Rast, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra

Fonte: Organização

 

Segunda feira – 21/04

4h00 – 4h20 – Aquecimento

9h15 – 10h15 – Corrida Principal

 

Transmissão – As provas terão transmissão ao vivo do Sportv e também podem ser acompanhadas pelo site http://www.blancpain-gt-series.com/gt-tv.