Os sistemas avançados de assistência ao motorista usam IA para permitir que um veículo tome decisões, auxilie o motorista e, por fim, opere de maneira autônoma – Foto: Divulgação

A direção inteligente, facilitada por sistemas avançados de assistência ao motorista e recursos de direção automatizada (AD) é um campo com grande potencial de crescimento de mercado e onde a velocidade de desenvolvimento é essencial. Por isso, a Continental, uma das líderes globais em plataformas de computação baseadas em Inteligência Artificial (IA) de ponta, assinou com a Horizon Robotics um contrato de Joint Venture para acelerar o desenvolvimento e comercializar a tecnologia de IA automotiva.

Com foco na utilização de processadores para computação de ponta de IA, o contrato prevê a Continental como acionista majoritária e o investimento na Zona Industrial de Jiading (Xangai), onde a joint venture – que contará com cerca de 200 funcionários – estará baseada. O objetivo da colaboração é integrar as plataformas de computação da Horizon Robotics em câmeras inteligentes e à família de computadores de alto desempenho de direção automatizada (AD HPC) escalonável da Continental, dando à Horizon Robotics um alcance global e pegada de fabricação para sua tecnologia. A joint venture atenderá ao mercado chinês, bem como OEMs internacionais em todo o mundo, e alguns fabricantes de automóveis chineses já estão dispostos a ter uma empresa com a joint venture.

Cooperações anteriores estimularam e facilitaram o novo acordo
A Continental e a Horizon Robotics já cooperam há vários anos. No caso desta parceria, foi publicado um Memorando de Entendimento (MoU) no início do ano passado, seguido por outro MoU na Auto Shanghai, este ano, para formar a joint venture. No final de setembro, foi assinado um novo memorando de entendimento, desta vez com a líder global de software automotivo Elektrobit.

Com a experiência e conhecimento da Elektrobit, as duas partes podem facilitar o desenvolvimento e a produção em massa de produtos locais associados à direção autônoma, com a Elektrobit fornecendo produtos de software confiáveis e soluções de infraestruturas de veículos não diferenciadas subjacentes, e a joint venture se concentrando no desenvolvimento de recursos e inovações diferenciadas.

“Respeitamos muito o foco e a velocidade com que nosso parceiro Horizon Robotics está impulsionando a tecnologia de IA automotiva. Essa abordagem para a inovação é o que o mercado precisa. Ao formar uma joint venture com nosso novo parceiro, podemos alavancar uma poderosa combinação de tecnologia de IA de ponta e a longa experiência em fabricação e processos de qualidade com os melhores produtos da categoria e acessíveis”, declara Frank Petznick, chefe do Advanced Driver Unidade de negócios de Sistemas de Assistência da Continental.

“Trabalhar com a Continental levará nossa bem-sucedida tecnologia de chip AI para o próximo nível de penetração no mercado. Esta é uma parceria ganha-ganha, na qual ambos nos beneficiamos da combinação de nossas forças individuais”, disse Kai Yu, fundador e CEO da Horizon Robotics.