Chevrolet Onix foi o grande vencedor - Reprodução

Chevrolet Onix foi o grande vencedor – Reprodução

 

Com apenas 7,6% de depreciação em um ano, o Chevrolet Onix foi o automóvel melhor avaliado na 2ª edição do Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. No ano passado, o hatch da Chevrolet também faturou a primeira colocação no ranking geral, com 8,5% de índice de depreciação, o que o torna bicampeão do estudo, desenvolvido a partir dos levantamentos da Molicar.

 

Outros treze autoveículos foram contemplados pelo Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2015, respectivamente em suas categorias: Volkswagen up! (Entrada – 8,3%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10%), Fiat 500 (Hatch Premium – 12,6%), Chevrolet Spin (Minivan – 11,9%), Honda New Fit (Monovolume – 11,1%), Fiat Palio Weekend (Perua – 12,7%), Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%), Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%), Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 9,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 11,4%), Ford Fusion (Sedã Grande – 12,8%), Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno – 13,2%) e Honda CR-V (Utilitário Esportivo Grande – 12%), além do próprio Chevrolet Onix na categoria Hatch.

 

A partir desta edição, a categoria Comercial foi transferida para o Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. No ano passado, venceu o Renault Master.

 

A pesquisa considerou os 140 modelos e versões zero km mais vendidos. Além das marcas/modelos vencedores desta 2ª edição do Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, JAC, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lifan, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.

 

Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, “dez modelos vencedores melhoraram suas posições em relação à primeira edição do prêmio, com índices de depreciação ainda menores. São os casos do Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Chevrolet Spin, Honda New Fit, Fiat Palio Weekend, Toyota Hilux, Hyundai HB20S, Toyota Corolla e Ford Fusion. Três modelos, embora tenham faturado a primeira colocação em suas respectivas categorias, obtiveram notas inferiores aos do ano passado, como Fiat 500, Ford EcoSport e Honda CR-V. Na categoria Hatch deste ano, os sete primeiros colocados tiveram índices de depreciação menores que o campeão geral de 2014”.

 

Em sua avaliação, Joel Leite considera que o carro é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de váriosfatores, muitas vezes sem a menor lógica: um carro com um ano de uso pode perder de 7,6% a 23,1% do valor inicial e a diferença pode aumentar ainda mais com o avanço da idade. “A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, enfatiza Leite.

 

O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme, com base na cotação da Molicar, é o indicador dos ganhadores do prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2015. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em agosto de 2014 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.

 

Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2014 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

 

Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.