Divulgação

BASF compartilha sua expertise e seu amplo portfólio de Materiais de Performance em mais uma edição dos painéis digitais da Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia – Feiplar & Feipur 2021, que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro. O evento, que reúne as maiores empresas do setor, é uma oportunidade para a companhia apresentar as soluções de Materiais de Performance desenvolvidas para segmentos da indústria como o automotivo e de bens de consumo, além de reforçar seu compromisso com a economia circular.

“A BASF tem ampla experiência e conhecimento em materiais importantes para a indústria, como poliuretano e plásticos de engenharia. Estamos sempre inovando para desenvolver soluções que proporcionem redução no consumo de materiais e/ou energia, que diminuam as emissões de gases efeito estufa, oferecendo produtos eficientes, de alta performance e durabilidade aos nossos clientes”, explica Emy Yanagizawa, gerente sênior de marketing de Materiais de Performance da BASF para a América do Sul.

Os participantes do evento online também terão a oportunidade de conhecer mais sobre as soluções por meio de cinco painéis virtuais com especialistas da BASF, que irão propor discussões sobre a substituição dos metais por plásticos em carros, a performance de termoplásticos e o conforto e sustentabilidade em soluções para calçados produzidos a partir de fontes renováveis. A economia circular também será contemplada no painel “Transição para a Economia Circular: uma jornada repleta de oportunidades”, com a gerente sênior de Projetos de Economia Circular na BASF, Luciana Moreira, que abordará os conceitos chaves, o Pacto Global de Economia Circular da BASF, e apresentará casos reais de circularidade na empresa.

Confira a programão dos painéis da BASF para a Feplair&Feipur 2021:

Painel Compostos Termoplásticos – Ultramid® B3PG6
21/09, às 11h

Fernando Ribeiro, gerente sênior de Desenvolvimento Técnico EP e TPU da BASF para a América do Sul, abordará a performance da inovadora PA6 – Ultramid® B3PG6, que possui excepcional estabilidade térmica para os novos desafios do setor automotivo. Diante dos requerimentos legais relacionados à redução nas emissões, há exigências por desenvolvimentos de motores turbo e powertrain baseados em sistemas elétricos e/ou híbridos que exigem superior estabilidade térmica e controle da corrosão galvânica nos componentes mais sensíveis. Para atender essa demanda, a tecnologia Ultramid® B3PG6 incorpora exclusivo pacote de estabilização térmica livre de halogenados e proporciona excelente performance mecânica em uso contínuo em temperaturas até 190°C.

Painel Transição para a Economia Circular: uma jornada repleta de oportunidades
21/09, às 16h

Por meio deste painel, os participantes poderão entender os conceitos-chave de economia circular, conhecer o Programa Global de Economia Circular e casos reais de circularidade na BASF. A apresentação é de Luciana Moreira, gerente sênior de Projetos de Economia Circular da BASF.

Painel Automotivo – Soluções e Benefícios dos Plásticos de Engenharia da BASF para Substituição de Metais
22/09, às 15h

Joel Gonçalves, engenheiro de Suporte e Desenvolvimento de Novos Produtos da BASF, irá apresentar todos os benefícios da substituição dos metais por plásticos de engenharia. Os materiais são destinados para o interior de carros, chassis e powertrain, e atendem aos requisitos rigorosos da indústria automotiva em relação às emissões e odor nos interiores dos carros. Além disso eles abrem novas perspectivas de design para superfícies de alto brilho, elementos estruturais e funcionais iluminados, bem como designs com toque agradável.

Painel Calçados 1 – Soluções para palmilhas: conforto e sustentabilidade
24/09, às 14h

Conforto, alta performance e materiais de fonte renovável. Arlindo Filho, gerente sênior de R&D em Materiais de Performance na BASF, apresenta o sistema PU (poliuretano), da nova séria N, com bio-conteúdo de até 12%, diminuindo o uso de materiais de fonte fóssil e as emissões de gases de efeito estufa, sem comprometer as propriedades químicas e mecânicas e performance desejada. Material ideal para palmilhas, sola e entressola, o Elastopan® N, possui características únicas de amortecimento, alta performance e excelentes propriedades mecânicas.

Painel Calçados 2 – Elastollan® N: Soluções sustentáveis BASF em TPU
24/09, às 14h30

Outro produto da série N, o Elastollan® N Bio-based é um poliuretano termoplástico (TPU) produzido com matérias-primas com base em fontes renováveis e com bio-conteúdo de até 62%, possuindo boa resistência à abrasão e à tração. O desenvolvedor de aplicações e especialista em TPU na BASF, Luiz Roxo, vai apresentar os benefícios dessa nova linha de TPU para o setor calçadista.