Otazú venceu todos os GPs comemorativos a campeões brasileiros de F1- Foto: Emerson Santos

 

O piloto Alberto Otazú (Alpie Escola de Pilotagem/Instituto Desenvolve/AVSP/Imab/Rolley Ball) venceu na terça-feira (16) o GP Nelson Piquet, em comemoração aos 35 anos da conquista do bicampeonato de Fórmula 1 pelo brasileiro. A prova no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, em São Paulo (SP), foi válida pela sexta e penúltima etapa do Campeonato Karteiros Interlagos.

 

“Fiquei muito feliz em vencer uma prova tão importante e significativa quanto esta ainda mais na minha estreia como convidado em um campeonato tão forte como o Karteiros”, comemorou o piloto de 17 anos, que festejou a sua 30ª vitória em campeonatos neste ano.

 

Curiosamente, Otazú venceu todas as provas que disputou em homenagem a pilotos de Fórmula 1. No ano passado foi o primeiro colocado no GP Alex Dias Ribeiro, e no começo deste mês venceu o GP Emerson Fittipaldi. Essa semana completou-se 35 anos do segundo título de campeão mundial de F1 de Nelson Piquet. No dia 15 de outubro de 1983 ele recebeu a bandeirada de chegada do GP da África do Sul na terceira posição e entrou de vez para a história como um dos grandes pilotos de todos os tempos.

 

Grid do GP Nelson Piquet com Fábio PL na pole position – Divulgação

 

Na tomada de tempos o líder do Campeonato Karteiros Interlagos Fábio PL garantiu a pole position, seguido de Johnny Silva, Alberto Otazú e Nelson Reple. Na largada Fábio e Alberto largaram melhor, mas os quatro primeiros ficaram trocando de posição a cada volta, até que na sexta passagem Otazú assumiu a ponta definitivamente.

 

Aproveitando a disputa entre os outros pilotos, ele chegou a abrir uma vantagem de três segundos, e depois foi muito regular para manter a distância, mesmo com os adversários se empurrando e usando o vácuo para tentarem se aproximar. A diferença entre o vencedor e o segundo colocado Johnny Silva – autor da volta mais rápida – depois de 17 voltas foi de 2s937.

 

“O Otazú foi extremamente constante e conquistou uma boa e merecida vitória. Eu alcancei o meu objetivo de ampliar a vantagem na liderança do campeonato, mesmo deixando de terminar em segundo por apenas 70 milésimos de segundo”, comentou Fábio PL, que agora tem 17 pontos de vantagem sobre o novo vice-líder Johnny Silva. Faltando uma prova para o encerramento do certame, ainda estão em jogo 37 pontos.

 

Em seis etapas realizadas o Karteiros Interlagos não teve repetição de vencedores: Fábio Cunha venceu a abertura do campeonato, com Johnny Silva, Fábio PL, Igor Mori, Vinicius Silva e Alberto Otazú vencendo as seguintes.

 

Pódio do GP Nelson Piquet, com vitória de Alberto Otazú – Divulgação

 

Os dez primeiros no GP Nelson Piquet foram:

1) Alberto Otazú, 17 voltas em 19min02s701

2) Johnny Silva, a 2s937

3) Fábio PL, a 3s007

4) Nelson Reple, a 7s643

5) Fábio Cunha, a 20s378

6) André Oliveira, a 20s471

7) Marcelo Carvalhaes, a 26s226

8) Thiago Ramos, a 26s412

9) Igor Mori, a 26s463

10) Jorge Felipe, a 28s753

 

Confira a classificação (extra-oficial) do Karteiros Interlagos após seis etapas:

1) Fábio PL, 184 pontos

2) Johnny Silva, 167

3) Fábio Cunha, 162

4) Marcelo Carvalhaes, 108

5) Pedro Platero, 107

6) Billy Perdigão, 103

7) Igor Mori, 77

8) Roberto Francisco, 71

9) Demetrius Tribuiani, 69

10) Daniel Eternamente, 68

Fonte: Organização