Com o tema O fator Kata. O molde Lean nos hábitos e atitudes, a  Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realiza no próximo dia 10 de novembro, das 8h30 às 17h00, no Instituto de Tecnologia Mauá, em São Caetano do Sul, a 2ª edição do Lean Conference Brazil, com a participação de dois especialistas com larga experiência internacional: Sammy Obara, que vai falar sobre Liderança Kata – os líderes de hoje moldando os líderes de amanhã, e Nelson Takeuchi, com a palestra Genba Kata: a conduta do líder na operação.

 

Sammy Obara aprendeu e implementou o Sistema Toyota de Produção (STP) nas organizações da Toyota no Japão, Brasil, Venezuela, Inglaterra, Filipinas e Estados Unidos. Ensinou Lean a uma variedade de empresas de consultoria, organizações educacionais como Harvard e Stanford, e até mesmo em missões humanitárias na Ásia e África. Com 33 anos de experiência em Lean, já ajudou mais de 450 empresas. Estes incluem projetos TPS/Lean em ambientes que vão desde escolas, hospitais, militares e muitos outros, e em mais de 30 países. Mestre em Gestão de Tecnologia é também membro do corpo docente do Lean Enterprise Institute, da Universidade Estadual de San Diego e professor de Gestão de Estratégia Global na Faculdade Comunitária da Califórnia.

 

Com mais de 30 anos de experiência direta com Lean, 15 dos quais passados na Toyota do Brasil e do Japão, Nelson Takeuchi é um dos grandes nomes de Lean da atualidade. Tem percorrido o Brasil todo ajudando empresas de diferentes setores que buscam a excelência do modelo Toyotano. Como uma das grandes autoridades no tema de Logística Lean, liderou implementações na Europa e países do Mercosul.

 

Além das palestras de Obara e Takeuchi, a 2ª edição do Lean Conference Brazil terá as apresentações de cases do Hospital Madre Teresa (com Thais Milena), Jaguar Land Rover (Paulo Lozano) e da Liberty Seguros (Alessandra Lima, Camila Ferreira e Simoni Nishimura). O evento contará ainda com uma apresentação da Toyota, com Bruno Kosima.