Grupo de empresas homenageadas pela AEA nos 30 anos de Proconve  - Divulgação

Grupo de empresas homenageadas pela AEA nos 30 anos de Proconve – Divulgação

 

A Associação de Engenharia Automotiva (AEA) realizou dia 14 o X Prêmio AEA de Meio Ambiente (em paralelo à homenagem aos 30 anos do Proconve), com a participação de cerca de 180 convidados, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Nesta edição do Prêmio AEA, 50 trabalhos foram inscritos nas quatro categorias: Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Tecnologia. Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, liderada por Alfredo Castelli, coordenador de eventos da AEA.

 

Joel Leite recebe troféu das mãos de Edson Orikassa, presidente da AEA - Divulgação

Joel Leite recebe troféu das mãos de Edson Orikassa, presidente da AEA – Divulgação

 

Na Categoria Jornalística, o grande vencedor foi a reportagem Vem aí o carro de tomate, do jornalista Joel Silveira Leite, que fez matéria para site Autoinforme. As menções honrosas ficaram para os trabalhos Juventude nas ruas, do repórter do Jornal do Carro, Hairton Ponciano Voz, e da jornalista Karina Craveiro, ex-Jornal do Carro e hoje no Programa Auto Esporte, e Diesel, Atkinson e Miller: conheça os ciclos mais econômicos de motor, de Gustavo Henrique Ruffo, do site MotorChase.

 

Fábio Lopes, da FCA, recebe troféu das mãos de Alfredo Castelli  - Divulgação

Fábio Lopes, da FCA, recebe troféu das mãos de Alfredo Castelli – Divulgação

 

O título de melhor trabalho da Categoria Responsabilidade Ambiental foi para Programa de Biodiversidade, de Cristiano Augusto Felix, da FCA Fiat Chrysler Automobiles. Ainda na categoria, levaram as menções honrosas os trabalhos O Projeto Fontes e a Avaliação do Impacto dos Combustíveis Automotivos na Formação de Material Particulado Atmosférico nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, de Pedro Caffaro Vicentini, Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo, Luciana Neves Loureiro, Nelson da Silva Alves, José Marcus de Oliveira Godoy e Paulo Eduardo Artaxo Netto, da Petrobras, PUC-RJ e Universidade de São Paulo, e “Programa de Excelência no Gerenciamento de Resíduos Industriais na Volkswagen do Brasil”, de autoria de Celso Luis Placeres, Márcio Rogério Azevedo Lima e Juliane Andrade Rocha, da Volkswagen do Brasil.

 

Luciana Costa e Marco Antonio Lage, da FCA Fiat Chrysler Automobiles, com o paper CooperÁrvore: 10 Anos de Empoderamento Feminino e Produção de Moda Sustentável, foram os grandes vencedores da Categoria Responsabilidade Social. As menções honrosas desta categoria ficaram para Programa Jovem Agricultor do Futuro & Horta Comunitária, de Fernanda Pedreira Rodrigues, Pedro César Palermo, Graziela Tamayosi Tomiati e Luana Gonçalves Mendes da Costa, da Mahle Metal Leve, e Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, de autoria de José Dias Campos, do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS.

 

André Ferraresi e Rafael Rebello, da Mahle, recebem troféu de Nilton Monteiro  - Divulgação

André Ferraresi e Rafael Rebello, da Mahle, recebem troféu de Nilton Monteiro – Divulgação

 

E, finalmente na Categoria Tecnologia, os vencedores foram “Rafael Bettini Rabello, André Ferrarese e Edney Deschauer Rejowski, da Mahle Metal Leve, com o trabalho Redução de emissão de CO2 a partir de camisas com revestimento de níquel em blocos modernos de alumínio. Uma das menções honrosas ficou para o Aplicação do ibooster em Veículos Automotores, Emerson Batagini, da Robert Bosch. A outra foi entregue para os autores Luiz Carlos Daemme, Renato Penteado, Fabiola Daiane Netto, Rodrigo Soaraes Ferreira e Marcelo Risso Errera, do Instituto Lactec e da Universidade Federal do Paraná.

 

Na sessão de Homenagem aos 30 anos do Proconve, 42 empresas e órgãos governamentais que contribuíram – nesse período – com suas tecnologias de redução de emissão veicular foram agraciadas com certificados de reconhecimento por parte da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.